Boo-Box

Saturday, April 04, 2015

Ooops Apple did it again


O último lançamento da Apple foi cercado de polêmica como quase sempre acontece. Dessa vez não foi uma nova categoria de produto, mas sim um passo que significou uma mudança muito grande em um dos seus notebooks mais populares, o Macbook Air.

A nova geração do Air, chamada apenas de Macbook, sinalizando uma nova cateria e não uma evolução da linha Air, abre espaço para questionamento em torno de sua única porta USB-C a ser usada para tudo: conexão, carga, audio e vídeo.

Parece pouco, mas levando em consideração que os acessórios Apple focam no uso do Bluetooth, é bem capaz que você só precise mesmo de uma única porta porta para carregar. O mais incrível da adoção do padrão USB-C é ter um único conector que, além de transmitir dados, consegue transmitir carga suficiente para carregar a bateria (100w) e ainda por cima enviar sinal para um monitor 4 K.

Quando o padrão USB foi adotado pela Apple no inicio dos anos 2000 a Intel (uma das principais empresas que participou do consórcio do seu desenvolvimento) ficou bastante feliz em ver uma grande empresa como a Apple adotando o padrão em seus computadores. Nessa época houve uma discussão muito grande se apenas portas USB seriam realmente suficientes. Hoje sabemos que sim, mas na época, a dúvida e o questionamento foi o mesmo.

A Apple já se envolveu em polêmicas parecidas anteriormente quando decidiu abolir de seus computadores recursos populares em suas época como Porta Serial e Paralela, Drive de Disquete, Drive de CD/DVD, Porta Ethernet e por ai afora. O ponto é que para evoluirmos no aumento da autonomia da bateria e redução de pesos, algumas decisões díficeis precisam ser tomadas e geralmente isso significa saber abrir mão de recursos aos quais estamos habituados.

Nunca teremos um momento único onde vamos parar de usar uma determinada tecnologia em função de poder adotar uma nova, isso nunca vai acontecer. Como diria o próprio Steve Jobs, temos que correr para onde a bola estará e não aonde ela está.

Qual foi a última vez que você precisou usar um CD no seu notebook? Hoje parece fácil e simples dizer que uma porta serial ou mesmo uma porta ethernet é desnecessária, mas chegar nesse momento exigiu um rompimento com o padrão atual de tecnologia.

Para quem acha que uma única porta USB-C não é suficiente, uma dica: Não compre o Macbook.

Sim, parece simples, mas vejo muita gente reclamando de algo que ela não é obrigada a comprar. Se você precisa de autonomia de bateria e leveza, com certeza você vai ter que abrir mão de algumas coisas.

Se esse padrão vai fazer sucesso ou não, só o tempo dirá, mas vejo com bons olhos um notebook cujo o foco é que ele seja como um celular, com uma recarga de bateria única para um dia todo e a possibilidade de andar e trabalhar com ele sem ter que levar o carregador a tira-colo.

A Apple deve manter sua linha "Pro" para quem precisa de mais poder de processamento e portas de conexão juntamente com a linha "Air" e o Macbook. Talvez no futuro próximo, tenhamos apenas a versão Macbook e a Macbook Pro. Como a linha Air vai ser mantida, vai depender da adoção e das vendas no novo Macbook.


Sunday, March 22, 2015

5 coisas para procurar em seu próximo mentor

1-) Elogios não fazem parte do jogo: Se você procura isso em seu novo mentor, esqueça. O mentor escolhido tem que ser capaz de te fazer os questionamentos certos nos momentos certos. Se vocêestiver em uma mentorização onde os elogios e o reforço positivo são uma constante, talvez seja a hora de procurar um novo mentor.

2-) O silêncio significa uma falha: Bons mentores sabem conduzir suas sessões de maneira franca de um modo que seja até dificil de manter. Mentores precisam mostrar através do exemplo e de evidências onde você precisa melhorar. 
3-) O mentorizado precisa saber receber o feedback: Pessoas que procuram por feedback precisam estar preparadas para sairem machucadas da reunião. O Feedback do tipo "Eu vou te machucar, mas é para o seu bem" precisa fazer rotina da mentorização, do contrário, ela não serve para seu aperfeiçoamento.
4-) Saber ouvir e ter empatia ajudam a construir a relação Mentor-Mentorizado: Sempre digo que mentorização é uma via de duas mãos. Ambos precisam tirar proveito do relacionamento do longo dos meses, do contrário, ela não serve. O Mentor precisa querer aprender mais sobre o dia-a-dia do mentorizado e o mentorizado, por sua vez, precisa tirar proveito da experiência do mentor no seu desenvolvimento.
5-) O seu mentor precisa ser alguém que você admira: Alinhar-se a uma pessoa apenas para ganho político é sempre um mau negócio. Vocêprecisa encontrar alguém que através do seu exemplo ganhe sua admiração. Procure dentro e fora da sua empresa, em Start-ups, Incubadoras, conselhos administrativos e aumente seu espectro de procura. Use o Linkedin para se apresentar e introduzir o que você procura em uma mentorização.
Retirado do artigo: "5 things to look for in your next incredible Mentor" at inc.com

Friday, March 20, 2015

Geração de Valor

"Ganhar dinheiro não é pecado.
A pobreza não é uma virtude.
Você não vale pelo que tem.
O mundo não é justo.
Você supera as barreiras com esforço.
Vitimismo te afasta de teus sonhos.
Se alguém conseguiu você também consegue.
Não é fácil, mas é possível.
Aprenda com quem faz.
Nunca subestime a sua capacidade.
Alguém só te coloca pra baixo se você permitir".

Monday, March 16, 2015

The six lies between you and the success

Excerpt from a book called "The ONE Thing" that can be purchased here! This book talks about the advantages of having one thing being done at the time, instead of having a to-do list, you should have a focus list or a success list. Here it goes:

Over time, myths and mistruths get thrown around so often they eventually feel familiar and start to sound like the truth.

Then we start basing important decisions on them. The challenge we all face when forming our success strategies is that. "I just have too much that has to be done", "I will get more done by doing things at the same time", "I should be able to do whenever I want", "Maybe I shouldn't dream so big". Repeat those thoughts often enough and they become the six lies about success that keep us from living "The ONE Thing". 

The six lies between you and success:

  1. Everything Matters Equally
  2. Multitasking
  3. A Disciplined Life
  4. Willpower is Always on Will-Call
  5. A Balanced Life
  6. Big is Bad
The six lies are beliefs that get into our heads and become operational principles driving us the wrong way. Highways that end a bunny trails. Fool's gold that diverts us from the mother lode. If we're going to maximize our potential, we're going to have to make sure we put these lies to bed.

Thursday, March 12, 2015

Como gerencias seu chefe

Parece simples, mas não é. Geralmente é mais fácil gerenciar uma grande equipe, e pra falar a verdade, parece um absurdo gerenciar um chefe, mas não é. Não apenas não é como é algo essencial em qualquer ambiente de trabalho.

Sempre que começar a trabalhar com um novo chefe, sente-se com ele e tenha uma conversa franca sobre como a comunicação deve acontecer, se ele prefere por email, telefone ou pessoalmente. Parece básico, mas começa por ai. Um bom fluxo de comunicação ajuda em muito na relação profissional e a maximizar os resultados do trabalho.

Ajude-o com seus objetivos, afinal, são os objetivos do grupo como um todo. Descubra o que tem na lista de tarefas do seu chefe e ajude ele com isso.

Seja leal, seja dedicado e honesto. Nunca fale sobre as pessoas ausentes e que não tem chance de se defender. Se tiver um problema com o seu chefe, fale diretamente com ele, seja respeitoso mas diga o que te incomoda.

Tenha sempre a iniciativa. Seja voluntário e ajude a distribuir o peso do trabalho entre seu chefe e você. Ajude-o também a identificar no time pessoas chaves que possam ajudar o departamento a ter sucesso como um todo.

Não dependa do seu chefe para tudo. Tente achar soluções para os problemas do time antes que o seu chefe peça. Ao invés de apenas sugerir, tome as ações. As vezes é melhor pedir perdão do que permissão. Na dúvida, erre pela ação e não pela omissão.

Thursday, February 12, 2015

5 maneiras simples de melhorar o ambiente de trabalho

1. COMUNICAR, COMUNICAR E COMUNICAR SEMPRE!
Comunicação é sempre bom. Nunca é demais. Tenha certeza que você é capaz de explicar com clareza o que você quer passar, mesmo que para isso você precise ter aulas de comunicação ou contar com a ajuda de alguém que conheça melhor essa área. Comunicar é importantíssimo. Mesmo na era das Redes Sociais, onde é muito fácil postar uma informação para uma quantidade grande de pessoas e mesmo sabendo que todos estão conectados, problemas de comunicação são sempre os maiores problemas de toda e qualquer empresa, por isso nunca substime o poder da comunicação, seja por email, telefone, apresentações e informativos (newsletter). Tente aprender sobre linguagem corporal e também sobre as diferentes culturas com quem você trabalha. Isso ajuda muito em qualquer ambiente de trabalho.

2. Gaste mais tempo (de qualidade) com a sua equipe.
Uma boa parte de gerenciar um time diz respeito a delegação. Isso requer saber relacionar os skills de um funcionário com o tipo de problema que precisa ser resolvido. Saber quem sabe fazer o que, ajuda muito na hora da tomada de decisão.

3. Divirta-se!
É difícil, eu sei, muita coisa para fazer, pouco tempo de descanso e milhares de coisas para fazer. De fato, é muito difícil, mas tente. Sempre vai acontecer algo de errado no seu dia de trabalho, se você não souber balancear isso e se divertir, isso tende a piorar, como é o local onde você passa a maior parte do tempo, tente aproveitar as brechas para fazer algo que te divirta. Isso ajuda a contagiar o time com otimismo.

4. Saiba reconhecer o trabalho bem feito.
Geralmente perde-se muito tempo focando em resolver problemas e corrigir comportamento errado, mas concentrar no aspecto negativo só atrapalha no médio/longo termo. Saiba reconhecer e saiba criar um ambiente de confiança e moral, mesmo que isso signifique apenas um "obrigado".

5. Chegue no trabalho 15 minutos mais cedo. 
Chegar no trabalho mais cedo, não apenas ajuda a organizar suas atividades para aquele dia como também ajuda a te dar tempo de respirar e ajudar seu time. Isso ajuda a montar o mindset pro restante do dia, da mesma forma que chegar em cima da hora só atrapalha. Você não acredita as maravilhas que chegar 15 minutos mais cedo no trabalho pode trazer.

Monday, January 12, 2015

5 maneiras de se tornar um otimista

1. Não leve suas falhas para o lado pessoal: Pessimistas acham que falhas são algo que afetam o
lado pessoal. Uma falha não é resultado de quem a pessoa é, e sim do que a pessoa fez ou deixou de fazer. Ninguém nasce um perdedor, são suas ações e o resultado delas que dizem se você terá ou não sucesso no que você faz. Encare uma falha como um quebra-cabeça a ser resolvido e pense "O que eu posso fazer diferente da proxima vez".

2. Falha é um evento temporário: Pessimistas acham que falhar é algo permanente. Eles acham que tentar algo depois que você falhou é como bater com a cabeça na parede. Otimistas acreditam que falhar é algo temporário. Eles acreditam que isso é um sinal para tentar algo diferente baseado no que aprenderam.

3. Assuma a responsabilidade sobre suas falhas: Pessimistas sempre tentam achar um culpado ou colocar a culpa no destino. Falhar é algo que está totalmente fora do controle deles, como se fosse apenas azar. Um otimista foca naquilo que ele poderia ter feito de diferente para melhorar o processo e consequentemente o resultado.

4. Mantenha a falha no radar: Enquanto pessimistas se perguntar "Porque isso sempre acontece comigo?", pense que você está aprendendo uma lição, algo valioso que vai te ajudar a melhorar da próxima vez.

5. Incentive o otimismo nos outros: Cerque-se de pessoas otimistas, e quando isso não for possível, crie essa cultura nelas. Crie um círculo virtuoso para fazer com que os pessimistas enxerguem a realidade sob a ótica do otimista e incentive-os a sempre aprender algo sobre o problema e como fazer para corrigir e obter o sucesso na próxima tentativa.

Saturday, January 03, 2015

Apple - Mac 30 - Thirty years of innovation

Video lançado pela Apple no seu canal no Youtube para celebrar os 30 anos do lançamento do Mac e toda a inovação que ele trouxe ao mundo:

Wednesday, May 21, 2014

Dicas para uma segunda-feira produtiva

Eu costumo dizer que as pessoas sofrem de síndrome do pânico todo domingo a noite. Quando o programa Pânico na Band acaba, a pessoa cai na realidade de que o fim de semana acabou e mais uma semana se inicia.

Não é difícil encontrar pessoas que sofrem com as segundas, o problema é que a segunda feira é justamente o dia que vai definir o ritmo e a qualidade do restante da sua semana.

O que podemos fazer para termos menos medo da segunda e assim termos uma semana mais produtiva? Pensando nisso, eu listei aqui as que eu costumo fazer toda segunda-feira pela manhã: 

Chegar cedo: Quando mais cedo você chegar melhor. Não deixe que o botão snooze dite o ritmo da sua semana. Chegue cedo, organize sua mesa e o seu computador. Aproveite o silêncio do escritório para revisar sua agenda e sua prioridades e depois comece a trabalhar. O fato de você chegar cedo vai te dar um espaço a mais para possíveis imprevistos.

Organize suas coisas: É muito importante ter sua mesa, seu e-mail, seus arquivos, sua lista de tarefas e agenda organizada. Isso reduz o tempo que você leva para achar uma informação e abre espaço para você se livrar do que não tem mais valor e focar apenas no que vai te trazer resultado.

Cumprimente seu time: É esperado que nem todos cheguem de bom humor. Não se deixe contaminar. Aproveite para contaminar seu time com bom-humor e ânimo para mais uma semana. Isso ajuda a levantar o moral e dá a chance de levantar possíveis pontos de atenção do time para a semana. 

Atualize sua lista de objetivos para a semana: Como você pode avaliar se a semana que passou foi boa ou ruim? Aproveite a segunda-feira para definir o critério de sucesso para essa nova semana. Assim você vai poder avaliar semana-a-semana o progresso das suas tarefas e projetos.

Resolva os assuntos urgentes primeiro: Como dizem "First things first". Comece pelo começo e pelos maiores problemas. Se conseguir resolvê-los, sua semana está ganha. O que não der para fazer com certeza não vai ter um impacto negativo na sua agenda.

Aproveite o tempo extra na segunda para dizer "não": Como parte do seu planejamento da semana aproveite para declinar ou delegar reuniões que não necessitem exclusivamente da sua atenção.

Lembre-se, existe a terça-feira: Nunca vai ser possível resolver tudo na segunda-feira. Por isso, ao planejar a semana, tente quebrar aquilo que precisa ser resolvido na segunda. O que pode ser resolvido na terça e foque nas tarefas do dia. O ideal é conseguir quebrar tudo por dia ao longo da semana, mas ao começar por listar as tarefas da semana e priorizá-las já é um grande passo.

As manhãs de segunda são sempre as mais difíceis, mas com planejamento e foco, você consegue antecipar os problemas e manter o foco naquilo que realmente tem valor na sua vida.





Monday, May 05, 2014

Bons conselhos de bons CEOs

1. Não culpe os outros pelos seus próprios problemas

2. Se você colocar sua mente e seu coração em algo, você consegue realizar qualquer coisa.

3. Um líder efetivo, aceita com gratidão e humildade o feedback do time.

4. Não se arrependa daquilo que você fez. Depois de feito é muito fácil criticar, mas antes, com poucas informações e sem saber o resultado, você fez o que achou melhor.

5. A vida é cíclica. Não se concentre nas ondas, tanto pra baixo quanto pra cima. Se concentre nos seus objetivos de longo-prazo.

6. Seja honesto. Seja humilde. Não seja bobo.

7. Sempre contrate pessoas melhores que você.

8. Não acredite no "Siga seus instintos". Antes disso, faça sua lição de casa bem feita, analise tudo com cuidado, tenha boas pessoas ao seu redor para se aconselhar. Aí sim confie no seu julgamento e siga seu instinto. E tenha coragem das suas convicções, mesmo que elas não sejam populares.

9. Você não pode empurrar uma corda. Certas coisas só funcionam (e bem) quando você as puxa.

10. Alimente as águias e deixe os perus famintos. Como os perus fazem muito barulho, é fácil você acabar alimentando eles primeiro. Por isso ignore-os e foque no que é mais importante. O resto se ajusta.

11. Quanto mais você se prepara, mais sorte você tem. Quanto mais duro você trabalha, mais sorte você tem.

12. Os três terços de felicidade: Você está feliz com o seu emprego? Você está feliz com o local onde você mora? Você está feliz com a pessoa que você está? Se você está feliz com dois desses itens, você sabe agora onde focar. Senão, você precisa mudar alguma coisa e rápido!

E a minha favorita, que não é de um CEO mas que gosto bastante: Se as coisas estão sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante (Mario Andretti).

Friday, May 02, 2014

Coisas que milionários fazem mas não contam

Nem todos os milionários são facilmente identificáveis, e nem todos que você identifica como milionário é realmente um.

Achei legal essa lista, não porque ela vai te fazer um milionário, mas vai te ajudar a tratar melhor seu dinheiro. Já que dinheiro não aceita desaforo, nada mais justo do que cuidarmos dele o melhor possível. Muita gente diz que quanto mais a gente ganha, mais a gente gasta. Isso é verdade. Muitas pessoas também dizem que se o salário delas dobrasse seria mais fácil guardar dinheiro, porém, como geralmente o salário vai aumentando aos poucos, nós acabamos expandindo as nossas despesas e melhorando o nosso padrão de vida junto.

O que é certo é que a despesa é certa. A receita não. Seu plano de celular nunca vai custar menos do que o plano contratado, talvez mais, mas nunca menos. Então temos que cuidar na ponta do lápis o nosso orçamento. Espero que a lista abaixo ajude na conscientização:

1. Gaste menos do que você ganha. Isso deve ser seu mantra. Parece básico mas não é.

2. Paciência é uma virtude. Você nunca vai enriquecer de repente. Mas pode juntar bastante dinheiro se conseguir fazer isso aos poucos e sempre. Poupe pouco, mas poupe. Melhor poupar apenas 20 ou 50 reais por mês do que planejar poupar mil reais e isso nunca acontecer.

3. As pessoas que mais tem dinheiro, geralmente não são aquelas que possuem o carro do ano. Talvez você se surpreenda em saber que geralmente elas mantem o mesmo carro por 5 ou 10 anos.

4. Cartão de Crédito? Pague a fatura total todo mês. O melhor é não usar. Se você não tem dinheiro para pagar à vista ou no débito, esqueça. Isso significa que você não pode comprar. Guarde dinheiro e compre em outra oportunidade.

5. Dinheiro não traz felicidade. O que te traz felicidade é ter liberdade financeira.

6. Ter um segundo emprego, não apenas aumenta sua receita, como te faz ter menos tempo livre para gastar o que você já tem.

7. Dinheiro é que nem criança. Ele não consegue cuidar de si próprio sozinho. Ele precisa de você para cuidar dele. Quanto melhor cuidar, mais saudável ele vai crescer.

8. Pague você mesmo primeiro. Poupe e guarde o dinheiro primeiro, depois pague suas contas, se faltar, corte algum custo e nunca a poupança.

9.  Falhar no planejamento é igual a planejar para falhar, por isso você tem que ter objetivos financeiros sempre.

10. O tempo é aliado dos jovens, por isso quanto mais novo você começar a juntar dinheiro, ou quanto mais cedo você ensinar seu filho a juntar dinheiro, melhor.

11. Você não consegue gastar o que você não consegue ver, por isso é muito importante você ter depósitos automáticos na poupança, mesmo que seja para depois transferir para um investimento melhor, mas quanto antes você tirar o dinheiro da sua conta corrente, melhor.

12. Tendo todo o seu patrimônio quitado, faz com que você dependa cada vez menos de um grande salário, o que te dá opções na vida.

13. Não se impressione com as demonstrações de fortuna de outros, seja com carros ou casas caras.

Friday, January 31, 2014

Você é eficiente?


Gerenciamento de Tempo é um assunto que eu gosto muito de escrever a respeito. Acredito que estou longe do lugar onde quero estar, mas por ser algo que considero muito importante no trabalho, acabo sempre voltando nesse ponto.

Acredito que toda metodologia de Gerenciamento de Tempo, tem grandes chances de dar certo. Às vezes um simples pedaço de papel com a sua lista de tarefas para aquele dia já ajuda muito. Isso aliado ao conceito de “Primeiro a obrigação, depois a diversão”, já faz uma grande diferença na vida de uma pessoa sem tempo para nada.

Mindset É importante você perceber que às vezes, o que falta não é tempo e sim organização. O tempo é o mesmo para todos. São 24 horas por dia e você precisa tirar o máximo de proveito disso. Para tal, você precisa mudar seu mindset para entender que tempo é um bem precioso e por isso, precisa ser bem cuidado.

Classificação o primeiro passo é classificar sua lista de tarefas. Você precisar definir se algo é 
-Urgente (algo que surgiu de repente mas que precisa ser resolvido na hora);
-Importante de ser feito (algo que já estava planejado e tem data para entrega);
-Ou apenas Circunstancial (que é quando você tem algo rotineiro ou que não demanda tanto desespero). 

Usando essa classificação simples, já vai ajudar você a priorizar a sua lista de tarefa.

Método definir um método é algo muito pessoal. Eu mesmo gosto bastante do GTD, onde falo um pouco sobre ele nesse artigo do blog. Mas cada pessoa é diferente de outra, então é importante você encontrar um método que atenda seu perfil de trabalho.

Treino parece simples mas não é. Se você tem uma lista de tarefas, mas não revisa constantemente ou não dá a ela a devida importância, ela não serve para nada. Por isso você deve ter uma única lista de tarefa, pode ser em papel, web, tablet, celular, etc, mas tem que ser única e ser revisada sempre! 

Ferramenta outra parte importante. Você precisa definir se a sua ferramenta de trabalho vai ser uma aplicação como Evernote, Wunderlist, Google Tasks, Caderno, iPad, Agenda, etc, mas é importante saber qual a melhor ferramenta para você. Confesso que as vezes um simples pedaço de papel ajuda muito. 


Algumas dicas variam muito pelo estilo com o qual você costuma trabalhar, às vezes, se você costuma deixar para depois alguma coisa importante, o problema pode ser a forma como você lida com as tarefas. Se você possui um perfil Procrastinador o ideal é que você saiba quebrar grandes tarefas em pequenas e ir executando uma por uma. Tente identificar desculpas e tente lutar contra elas. É melhor a entrega do que uma história triste para contar. Aceite que adiar não é solução! Pode até ser um alívio no curto prazo, mas no longo prazo é um problema pior ainda que a tarefa original em si.

Se você é uma pessoa Perfeccionista, você pode vir a ter problema com gerenciamenteo de tempo também! Principalmente quando sente a necessidade de refazer o mesmo trabalho diversas vezes. Entenda que o melhor é o trabalho entregue e não o perfeito que nunca é terminado. Cuidado com o pensamento do “Tudo ou Nada”. Qualidade boa é entregar no prazo. Uma tarefa perfeita fora do prazo não serve para nada. Observe o padrão de trabalho dos seus colegas de trabalho, se der para fazer melhor no mesmo prazo, ótimo! Do contrário não precisa superar todo mundo em toda tarefa.

Quando o problema é Desorganização, duas coisas são importantes. Primeiro uma agenda para anotar tudo. Segundo separar um momento na manhã para planejar seu dia e outro momento no final do dia para avaliar se você conseguiu fazer tudo aquilo que se propôs a fazer. Insista nesse hábito. No começo demora, mas o resultado vem com o tempo, às vezes em uma semana você já consegue sentir o ganho.

Falta de disciplina. Esse é um problema muitas vezes causado pelo mundo virtual. Hoje consultar uma rede social é mais rápido, simples e prazeroso do que fazer aquele relatório chato. Muitas vezes você acaba trocando uma benefício maior no futuro por um menor agora. Para isso tente estabelecer metas mais realistas, livre-se de redes sociais, mesmo que tenha que desabilitar ou mesmo bloquea-las durante o horário comercial. Aplicações como essa ajudam nessa hora! O Método Pomodoro ajuda também nesse caso, mas as vezes vela mais ser sincero e saber recusar aquele almoço demorado no shopping ou mesmo um café com os amigos se você estiver enrolado. Foque no trabalho. 


Como o nosso tempo é limitado, temos que entender que temos um dia de 24 horas divido em 3 blocos de 8. Geralmente dedicamos 8 horas para o sono e 8 para o trabalho. O que fazemos com as 8 horas restantes é que define quem somos e aonde vamos chegar. 

Tuesday, November 26, 2013

Você não é tão esperto quanto pensa

Você pode acreditar que é um ser racional cujas decisões são baseadas em lógica fria e imparcial. Mas aqui está a verdade: você não é tão esperto. É tão iludido quanto o resto da humanidade.

Você não é Tão Esperto Quanto Pensa revela 48 mentiras que contamos a nós mesmos constantemente. Ao olhar para essas mentiras, este livro responde a questões como: 
-Por que parece que não conseguimos romper com maus hábitos? 
-Por que os projetos em grupo são sempre complicados? 
-E por que é tão difícil superar as primeiras impressões? 

Cada capítulo funciona como um curso de psicologia que nos estimula a repensar decisões de forma inteligente e bem-humorada. No vídeo abaixo, o autor explica, por exemplo, o problema da Procrastinação.



Sem dúvida um bom livro para quem reclama da falta de tempo. Geralmente a falta de tempo acontece por falta de métodos e não por falta de tempo propriamente dito.

Sunday, September 29, 2013

GTD (Getting Things Done)

Getting Things Done, cuja abreviação é GTD, é um método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen. No Brasil este livro foi inicialmente lançado em 2001 com o título "Produtividade Pessoal - A arte da produtividade sem stress". Em 2005 o livro foi relançado com o título "A Arte de Fazer Acontecer - Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo". Getting Things Done é também o título de outros dois livros sobre gerência do tempo, de Edwin C. Bliss e Malcolm Hancock.

O GTD se baseia no princípio de que uma pessoa precisa tirar as tarefas de sua mente e registrá-las em algum lugar. Desta forma, a mente fica livre do trabalho de lembrar de tudo o que necessita ser feito e pode se concentrar em realmente executar essas tarefas. Ao contrário de outros especialistas em gerência do tempo, David Allen não dá ênfase à priorização das tarefas. Em vez disso, ele prega a criação de listas de tarefas que são específicas a um contexto. Por exemplo, a criação de uma lista de ligações telefônicas a fazer ou de tarefas a serem feitas no computador. Ele também sugere que toda nova tarefa que possa ser executada em menos de dois minutos deve ser realizada imediatamente.

A psicologia do GTD baseia-se em tornar fácil e divertido o arquivamento, busca e recuperação de todas as informações relacionadas às tarefas que você precisa fazer. Allen sugere que muitos dos bloqueios mentais que temos para realizar algumas atividades são causados por uma insuficiência de planejamento inicial. Por exemplo, para cada projeto é necessário estabelecer inicialmente o que se quer obter quando se terminar o projeto e quais ações específicas são necessárias para se atingir esse objetivo. De acordo com Allen, é muito mais prático pensar em tudo isso antes de iniciar o projeto e gerar a lista de ações que serão necessárias para que mais tarde possamos executá-las sem maiores planejamentos.

Nessa metodologia, cada e-mail gera uma ação após ser lido (deletar, responder, encaminhar, encaminhar com flag de FUP, gerar uma tarefa ou um documento em PDF, etc), mas é importante sempre lidar uma unica vez com cada e-mail, nunca deixar p/ depois para não gerar bagunça. Alguns especialistas recomendam horários fixos no dia para checar o e-mail corporativo.

O importante é você entender que o profissional não pode ser orientado ao e-mail apenas. Você precisa ter uma lista de tarefas única e que reflita a realidade. O e-mail é apenas uma forma de receber e demandas e enviar respostas e resultados. O e-mail precisa ter a mesma importância de uma ligação telefônica, uma conversa pessoal, instant message ou outro tipo de interação que pode gerar uma demanda. O diferencial é que por e-mail, você consegue ter registro do que foi combinado e comunicado, diferentemente do telefone e da conversa, talvez por isso tanta gente priorize tanto o email, mas no dia-a-dia, o importante é você ser orientado por tarefa e não por e-mail.

Independentemente de como você recebe uma demanda, o importante é você ter uma lista única de tarefas que reflita a realidade e que seja revisada e re-priorizada sempre conforme a sua demanda por trabalho, lembrando que o mais importante na hora de criar uma lista de tarefa, não é a ferramenta em si, e sim a capacidade da lista de tarefas em refletir a realidade.

Sunday, July 07, 2013

If things seem under control, you're not going fast enough...

Se as coisas estão sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante. Essa frase representa bem o que eu acho sobre conforto e crescimento. Na minha opinião os dois não combinam. Cabe a você decidir em qual momento da vida você está e qual deles você precisa priorizar.

Essa frase atribuida a Mario Andretti, faz muito sentido para um piloto de corrida. Se o piloto quiser ter conforto durante uma volta, ele com certeza não terá muita velocidade e o seu tempo naquela volta será muito ruim, mas se você conversar com o piloto que fez a melhor volta, vai perceber o quanto ele sofreu ou quanto ele teve que estudar aquele circuito para poder fazer uma volta rápida.

Existem alguns casos onde uma pessoa consegue ter crescimento aliado a conforto, porém são casos isolados, e geralmente são alcançados depois de muitos anos de desequilibrio entre conforto e crescimento. Por isso prefiro pensar que o melhor é você tentar tirar o melhor em cada uma dessas situações de acordo com o seu momento da vida. Acho que focar só em crescimento ou só em conforto em detrimento do resto poder ser prejudicial.

Quando estamos em inicio de carreira, precisamos trabalhar forte e estudar muito, dificilmente você terá tempo disponível para ter hobbies, basta pensar que muitos trabalham das 8h as 18h e estudam das 19h as 22h. Colocando um pouco de trânsito e a qualidade do transporte público nessa equação e você vai perceber o quanto é dificil manter o Equilibrio e Conforto x Crescimento e Resultado. Porém essas fases são necessárias e ao longo da vida precisam ser equilibradas.

Fazendo uma comparação, é como ter o período do plantio para depois ter o período da colheita. E sempre se repetindo, como fases da sua vida. Por isso, quando sentímos que estamos sobrecarregados, porém entregando, é porque estamos expandindo os nossos limites.

No livro Equilibrio e Resultado, o autor Christian Barbosa descreve uma teoria que analisa bem as fases da vida de uma pessoa e as classifica em quadrantes como na imagem abaixo:


1-Conformado: Alto Equílibrio e Baixo Resultado - Essa fase é conhecida como "conformada" uma vez que é bastante recompensadora no curto prazo. Uma pessoa nesse quadrante está muito focada em atividades extra-trabalho, seja por motivos médicos, familiares ou por interesses que não pode realizar dentro da empresa. Nessa categoria entram gestantes, pessoas prestes a se aposentarem, pessoas com familiares que requerem cuidados ou alguma outra demanda como mudar de carreira por exemplo. Não cabe aqui julgar o motivo por trás desse quadrante, apenas dizer que a pessoa vai ter mais resultado na sua vida pessoal do que na profissional, o que para muitos, talvez seja o ideal.

2-Realizador: Alto Resultado e Alto Equilibrio - Esse é o objetivo (ou deveria) ser de todos, esse quadrante mostra as pessoas que conseguem entregar resultado e evoluir na sua carreira sem impactar negativamente a sua vida pessoal. São pessoas que conseguem entregar o trabalho e sair no horário, ou mesmo quando precisam trabalhar horas a mais, conseguem equilibrar na sequência. Muita gente acha que ter equilibrio Trabalho x Vida pessoal, é sair no horário todo dia, não é. Ter equilibrio é saber trabalhar forte no momento certo e saber aproveitar a vida com a mesma medida. Work Hard Play Hard.

3-Perdido: Baixo Equilibrio e Baixo Resultado - Apesar dos outros quadrantes serem questionáveis no quesito "ser positivo/negativo", esse quadrante mostra que a pessoa não consegue nem entregar resultados no trabalho nem ter uma qualidade de vida. Geralmente é uma pessoa com perfil procrastinador que adia as tomadas de decisão e realiza muito pouco, dentro e fora da empresa. É a pessoa que quando vai perceber, já passaram-se anos sem que nada tenha acontecido, dentro e fora da empresa.

4-Estressado: Baixo Equilibrio e Alto Resultado - Esse é o tipo mais comum nas empresas. Geralmente é aquela pessoa que consegue entregar ótimos resultados, porém deixa um rastro de sangue por onde passa. Esse perfil não é interessante nem pra empresa nem para a própria pessoa. Nenhuma empresa depende exclusivamente de uma única pessoa. Por isso, entregar resultados nem sempre é garantia de progresso na carreira. Muita gente terceiriza a gestão da própria carreira ou delega a mesma a seu gestor, achando que basta entregar resultado que tudo irá acontecer. Isso só não basta, ainda mais quando as empresas preferem cada vez mais pessoas que saibam trabalhar em equipe. A player who makes a team great is better than a great player. Cada vez mais as empresas procuram pessoas que tenham hobbies, pois sabem que as pessoas com equilibrio de vida acabam sendo também pessoas com idéias e soluções mais criativas. Isso é sem dúvida muito melhor do que aquela pessoa que entrega resultados e deixa um rastro de sangue.

Equilibrio é você ter uma rotina boa dentro e fora da empresa. Não é apenas ir para casa no horário, mas saber usar a flexibilidade, nos momentos certos. Trabalhar faz parte da vida e vida tem uma parte dela chamada trabalho. Saiba balancear as entregas de curto prazo e de longo prazo. Tenha sempre uma meta de longo prazo, mas quebre essa meta em etapas menores de curto prazo, assim você consegue manter o foco na execução e entrega, sem perder de vista os objetivos de longo prazo. 

É por esses motivos que o parabrisa é maior que o retrovisor, existe sempre uma longa estrada a frente e lembre-se que a carreira profissional é uma maratona e não uma prova de 100 metros rasos. Por isso, saiba dosar seus passos e o seu ritmo. O importante é cumprir o seu objetivo, mesmo que ele não seja simples ou rápido de alcançar.

Mantenha o foco sempre e lembre-se que, se tudo estiver sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante.

Tuesday, June 04, 2013

Um Perfil dos Perfis

Texto de Ana Carlênia Oliveira Bastos, Psicanalista.
O original pode ser encontrado aqui: http://www.escutaanalitica.com.br/perfis.htm

Um perfil dos perfis:
Existem os que adicionam vários “amigos”, quanto mais “amigos’, mais “amados’, e “sociáveis”. Não são os amigos que interessa, mas a quantidade. (números)
Tem aqueles que postam fotos de tudo o que fazem e também relatam o que fazem do dia. Realmente pode ser interessante, mas para quem?

Há os que “vivem” olhando os perfis dos outros e se perguntando: Porque não eu?

Os outros desabafos são ótimos, normalmente querem mostrar para os outros que superou algo.

Tem os otimistas que estão sempre passando a imagem que “tudo” vai ficar bem. Legal, mais irreal.

Os pessimistas que sempre relatam como as coisas são difíceis. O que é raro, pois a maioria prefere “sair bem na foto”. Talvez buscando atenção e compreensão para seus males.

Sem contar os que ficam horas buscando na net, notícias ou piadas, coisas engraçadas ou curiosas para que os “outros” também possam “curtir”.

Não quero com isso, diminuir ou ridicularizar as idéias ou comportamento dos que utilizam as redes sociais. Afinal, eu também faço parte dela e acho interessante e importante em muitos casos, quando bem utilizados.

Sei que muitos usam as “redes sociais” para camuflar seus infortúnios, frustrações e tristezas, se não, porque busca-se tanto os “outros” e a aceitação deles?
Importante seria que cada um se perguntasse o que realmente desejam buscar. E se questionar sobre os ‘porquês’ dessas buscas.

Sei que a socialização é importante e saudável quando se torna uma ferramenta para se fazer bem, quem sabe tentar ajudar os outros. Na medida em que esses outros desejarem, claro!

Então, como escuto diariamente na minha prática analítica sobre o tema; ‘rede social’, vejo o quanto os perfis retratam sintomas importantes como a insegurança, medos, fantasia de buscar o que acreditam ser o “ideal”. Quando falo em crença no “ideal” é aquela “necessidade” de adequação, de ser e estar em um padrão, seja financeiro, emocional, educacional, intelectual, filosófico, etc.

Chamo atenção que o “social” quando nivelado, não pode ser para todos, é uma loucura esse ideal e principalmente se for coletivo. Visto a singularidade de cada um.

O fascinante é que o individual, o perfil “real” de cada um seja livre da busca pela aceitação, que primeiro o individuo SE ACEITE, se conheça e reconheça o que busca na rede, o que realmente deseja, sem dependência da respostas de COMENTÁRIOS, do MURAL ou do CURTIR dos outros. Porque sei que muitas pessoas passam muito tempo buscando respostas.

Escutei algo que me chamou atenção: '' O face é como uma geladeira, a gente abre várias vezes, mesmo sabendo que não tem nada".

Quando a busca é pela resposta dos “outros”, o indivíduo só pode ficar “vazio”.

Mas Quando se sabe o que deseja é diferente, existe um propósito benéfico. Não uma busca sintomática pelo nada.

Sendo assim, as redes sociais podem até parecer com a geladeira, mas se buscar no lugar certo, pode encontrar algo de bom. Lógico que não vai preencher o vazio, ainda bem. Porque se pode continuar buscando...

Ana Carlênia Oliveira Bastos
Psicanalista

Wednesday, March 20, 2013

A sociedade de consumo nos trata como vacas leiteiras

O belo discurso do presidente uruguaio, José Pepe Mujica durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).



Em uma sociedade de consumo, as pessoas precisam consumir cada vez mais. A indústria que financia os governos precisa ver dinheiro entrando em caixa cada vez mais e por isso cada vez mais precisa que o governo incentive o consumo (linhas de crédito).

Quando a pessoa percebe, ela vive para trabalhar, para consumir mais e consequentemente trabalhar mais, nesse meio tempo a vida passou diante dos olhos. Saúde e familia não importam, o que importa para a indústria é que a pessoa continue consumindo.

Quando libertaram os escravos, não foi apenas porque essa era a coisa certa a ser feita, mas sim para injetar mais consumidores no mercado. Se você prende uma pessoa com correntes, ela vai tentar fugir, mas se você prende elas pelo consumo, você as prende pela necessidade de comprar bens mais caros. Quando você prende a pessoa pelo bolso, ela volta no dia seguinte e trabalha mais. É um sistema de escravidão evoluído e mais lucrativo.

A indústria trata o povo como uma espécie de vaca leiteira, que só serve para ser consumido enquanto tem leite. Depois, pode ser tratado como um pedaço de carne e descartado.

Como peça em uma máquina que visa o consumo, ou como uma vaca em uma fazenda, seria certo a população escolher uma fazenda melhor, onde se trabalhe menos, se pague menos impostos e que se tenha uma qualidade de vida melhor, porém o vínculo familiar e com a terra faz com que poucos decidam ir em frente e mudar de fazenda, mas para "ajudar", o governo criar milhares de burocracias para dificultar esse tipo de mudança.

Enquanto isso, cabe a nós decidirmos se vale a pena a quantidade de horas trabalhadas, para comprarmos algo que não precisamos, com um dinheiro que não temos apenas para impressionar quem não conhecemos.


Sunday, March 17, 2013

Carta Anual da Bill & Melinda Gates Foundation

 A carta anual da Bill & Melinda Gates Foundation, teve um foco diferente esse ano, o foco foi sobre como medir a efetividade real das iniciativas como forma de ter a "acabativa". Hoje temos muitas ONGs e Institutos que querem fazer algo de bom pela população, porém são poucas as que realmente conseguem ter um impacto positivo. A Bill & Melinda Gates Foundation  que esse ano completa 13 anos de existência, tem sido responsável por gerenciar bilhões (sim, até o momento US$ 36 bilhões) em doações de toda a parte do mundo visando erradicar algumas doenças que tem impedido países mais pobres de se desenvolverem. Até o momento, eles tem focado em algumas doenças específicas, como Polio, AIDS, Tuberculose e Malária.

Para se ter uma ideia dos avanços e dos resultados da Bill & Melinda Gates Foundation  o Pólio já é considerada a segunda doença no mundo a ser erradicada (a primeira foi a varíola). Em alguns dos países mais pobres do continente africano, existem algumas cidades que não registram nenhum caso de Polio há mais de 1 ano, o que mostra o quão eficiente essa iniciativa tem sido. O raciocínio é bem simples. Uma vez erradicada, você não precisa mais gastar dinheiro com uma determinada doença. E se um país não precisa mais gastar com o tratamento de uma determinada doença, ele terá esse valor disponível para investir em outras áreas de desenvolvimento.

O papel do Bill Gates nessa fundação tem sido a aplicação de tecnologias e das boas práticas de administração em prol da busca pela cura dessas doenças. Geralmente os melhores administradores estão trabalhando em grandes empresas e por isso, nem sempre temos os melhores profissionais disponiveis e atuando em cargos de liderança de ONGs e outras iniciativas desse tipo. No caso do Bill Gates, a ideia é usar seus conhecimentos de administração e tecnologia da Microsoft para aplicar essas doações da melhor forma possível e ainda usar sua reputação e os resultados atingidos até agora para atrair mais pessoal qualificado e mais doações.



Esse vídeo reforça o quanto é importante medirmos a efetividade de toda e qualquer iniciativa. Nesse ponto a tecnologia pode ajudar muito, com ela, nós conseguimos medir a efetividade das iniciativas, ver o que está acontecendo de errado e trabalhar em medidas corretivas durante o percurso, ao invés de perdermos tempo com atividades repetitivas e braçais.

Sei que a iniciativa deles visa a erradicação de doenças, porém, quando traçamos um paralelo ao nosso trabalho no dia-a-dia, vejo o quanto tempo a gente perde em processos que podem ser melhorados, iniciativas que estão sem sair do lugar, problemas por falta ou falha de comunicação e tudo mais. A exemplo do que o vídeo diz, temos que parar e avaliar tudo o que fazemos, onde estamos errando, o que pode ser melhorado e tomar ações efetivas para corrigi-las.

Acho muito importante esse tipo de atitude. Não tem nada a ver com achar culpados e caçar bruxas. Atitude positiva é identificar algo errado e corrigir, sem perder tempo procurando culpados ou querer punir alguém. Hoje em dia essa cultura de achar culpado pra tudo é o que nos impede de andar pra frente. As pessoas se preocupam mais em achar um culpado ou se defender do que realmente em corrigir um problema.

Seja em familia, seja no trabalho, seja em uma reunião de condomínio, o que não falta são exemplos de pessoas que perdem mais tempo se defendendo do que reconhecendo a culpa para depois focar em uma forma de corrigir o problema em definitivo.

Acho que isso, é em boa parte, responsável pelas iniciativas sem fim. Todos querem contribuir um pouco, mas ninguém quer se comprometer ao ponto de se arriscar, com isso a velocidade cai, e nada anda. Depois o time desanima e a iniciativa morre sem dar resultados.

O sucesso possui muitos pais, porém a falha é orfã. As pessoas não se comprometem por terem medo de serem culpadas por suas falhas, por isso o papel do líder é importante para criar um ambiente onde as pessoas sejam encorajadas a falhar, desde que aprendam e não repitam os mesmos erros, fazendo do erro uma oportunidade de crescimento e evolução.

Por isso sempre digo que só erra quem faz. Se a pessoa não quer errar, ela simplesmente não vai sair da zona de conforto. Se a liderança pune quem erra, o que ela faz é enviar uma mensagem para que as pessoas não se arrisquem. Sem risco não existem oportunidades de crescimento. Se a liderança quer que as iniciativas andem, ela tem que entender que as pessoas precisam sair da zona de conforto e se arriscar mais.

Entender, perdoar e aprender com os erros é parte essencial desse comportamento. A partir do momento que isso acontecer, as pessoas vão entender que vale a pena correr certos riscos e talvez só assim as coisas realmente consigam andar.