Monday, January 23, 2006

As 12 causas do fracasso.


Em uma das empresas em que eu trabalhei, um dos gerentes deu para sua equipe um CD com 3 videos do Professor Marins. O videos eram: As 12 horas que fazem a diferença, Cuidado com a acomodação e As causas do fracasso.

Eu brinquei com ele dizendo que esses videos eram uma indireta para dizer que a equipe era acomodada, fracassada, e que ainda teriam que trabalhar 12 horas por dias para reverter o quadro. Tudo brincadeira, claro.

O fato é que eu assisti os 3 vídeos e nos 3, o Prof. Marins foi muito feliz na enumeração das 12 causas. Como a lista é extensa, segue abaixo somente os 6 principais motivos de fracasso:

1-Incapacidade de organizar detalhes

Nós tropeçamos sempre nas pedras pequenas, pois as grandes nós enxergamos de longe. O lider tem que ter a capacidade de organizar todos os detalhes de um projeto e alinhar os mesmos com a equipe, só assim um projeto pode ser bem sucedido.

2-Falta de disposição de se fazer o que se pede

É o famoso "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", o líder tem que saber dar o exemplo. Se você não gosta de ir à campo vender suas idéias e defender o seu projeto, como querer que sua equipe faça o mesmo? O poder do exemplo dado pelo líder é muito forte e tem que ser usado de forma positiva perante à equipe.

3-Incapacidade de transformar idéias em ação

Muitos "líderes" querem ser parabenizados pelas idéias, somente por isso. Esquecem que o que vale é a ação, a intenção é apenas uma ilusão que criamos para nos confortarmos. O gesto concreto é o que transforma e faz um projeto ser concluído com sucesso.

4-Medo da Competição

Alguém já ouviu falar naquela história do cara que não arranja emprego por ser "bom" demais pra vaga? Então, o bom líder se cerca de pessoas melhores que ele. Não existe o medo da competição, pois o líder sabe que uma equipe capacitada o fará crescer, e assim, todos irão crescer juntos. O mau líder tem medo da competição, acha que a qualquer momento será derrubado e assim, se cerca de profissionais ruins, o que faz com que cada vez mais a sua equipe afunde.

5-Síndrome do EU

Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem. Essa é a melhor descrição de como um líder que sofre da síndrome do EU lida com a equipe. Ele acompanha tudo de longe, sem muito comprometimento, pronto pra atacar ou elogiar o projeto, dependendo é claro, do seu resultado. É muito classificado como oportunista, no pior sentido da palavra.

6-Deslealdade

Acho que é uma das características mais comuns em maus-líderes. Deslealdade. Esse é o líder que não cumpre o que promete, que rouba suas idéias, que faz um projeto ir por terra só porque ele não vai ter mérito. Ele nunca dá os devidos feedbacks negativos e, de repente, demite o profissional, sem dar chances para que ele corriga seus erros, sem ele nunca ter sabido que estava no caminho errado e que corria o perigo da demissão.

No comments: