Excelente texto do Christian Barbosa no blog Mais Tempo:
Vamos supor uma equipe comercial, que tem metas
individuais e de grupo (ou seja, todos ganham pelo resultado de todos).
Um vendedor dessa equipe tem um cliente com um sério problema que pode
impactar todo o resultado do grupo.
De quem é o problema?
Opção A: Do gerente
Opção B: De todos na equipe
Opção C: Do vendedor
Opção D: NDA
Resposta:
Esse dilema da equipe é muito comum e as respostas são as mais variadas possíveis. Não sei se
existe uma resposta adequada a todos os casos. Tentei fazer uma análise
dos contras de cada opção e como seria em uma equipe com alto nível de
maturidade.
Caso você tenha optado pela opção A (Gestor) –
significa que temos uma equipe onde a tomada de decisões está
centralizada na figura do gestor. No caso de um problema, o gestor é
acionado, ele sabe a solução e traz o problema para si. No médio prazo
esse gestor estará atolado de coisas operacionais, sem tempo para nada e
a o resultado da equipe vai começar a cair. Tudo que acontecer a equipe
terá na figura do gestor a solução, ou seja, estabelecemos um processo
de co-dependência.
Caso você tenha optado pela opção B (Equipe) – você
não estará sozinho, pois essa é a opção mais comum. Eu gosto muito
daquele ditado que diz que cachorro que tem dois donos, morre de fome.
Se todo mundo tomar as dores do problema e quiser resolvê-lo para
mostrar sua capacidade, sua inteligência ou ego, vamos ter uma equipe
com sua produtividade reduzida, pois estarão pensando no problema e seu
trabalho individual pode acumular. Ou, em alguns casos, teremos uma
equipe cheia de reuniões, pois como decidem e se apoiam em conjunto
precisam desse processo para tomada de decisões.
Caso você tenha optado pela opção C (Vendedor) –
podemos ter um problema na resolução do problema dependendo do nível de
pró-atividade do vendedor. Se ele não der muita bola para o problema,
todos perdem. Se ele fizer demais, ele pode perder ou receber sanções do
gerente. Na maioria dos casos, o vendedor vai cozinhando o problema em
banho maria e quando a coisa explode, vira urgência para todo mundo.
E existe uma resposta certa para o dilema da equipe?
Acho que nem existe uma resposta correta, todos os comentários foram
super válidos e aplicáveis. Se eu fosse dar uma resposta (o que não
significa que seja a certa) ela seria:
Uma equipe madura tem a capacidade de tomada de decisão individual,
com apoio do gestor que “lidera” esse processo ao invés de “fazer” o
processo. Um problema que tem dois donos é um problema! A resposta certa
é um conjunto das três opções, mas com o vendedor assumindo.
Uma equipe com um alto nível de maturidade teria o seguinte
posicionamento: o vendedor é o dono do problema, afinal o cliente é
dele. Ele colabora com o time questionando se alguém já teve problema
similar (compartilha e busca conhecimento) e se já teve uma solução.
Caso alguém na equipe tenha um expertise para esse problema, ele
individualmente busca essa competência, sem roubar tempo dos demais.
Enquanto isso, dentro do seu poder de decisão, faz de tudo para o
cliente não ser prejudicado, mesmo que isso signifique reduzir o seu
ganho pessoal neste momento, com a visão de manter o ganho a longo
prazo.
Caso chegue a algum impasse, ele coleta as possíveis soluções e
em uma reunião individual com seu gestor decide o que deve ser feito. O
problema é resolvido e apresentado em uma reunião de equipe de forma a
compartilhar o aprendizado.
Claro que existem muitas variáveis no caminho, mas esse cenário seria
o mais produtivo e colaborativo a ser implantando em uma equipe de alta
produtividade.
Mais textos do Christian Barbosa aqui: http://blog.maistempo.com.br/
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