1. Não leve suas falhas para o lado pessoal: Pessimistas acham que falhas são algo que afetam o
lado pessoal. Uma falha não é resultado de quem a pessoa é, e sim do que a pessoa fez ou deixou de fazer. Ninguém nasce um perdedor, são suas ações e o resultado delas que dizem se você terá ou não sucesso no que você faz. Encare uma falha como um quebra-cabeça a ser resolvido e pense "O que eu posso fazer diferente da proxima vez".
2. Falha é um evento temporário: Pessimistas acham que falhar é algo permanente. Eles acham que tentar algo depois que você falhou é como bater com a cabeça na parede. Otimistas acreditam que falhar é algo temporário. Eles acreditam que isso é um sinal para tentar algo diferente baseado no que aprenderam.
3. Assuma a responsabilidade sobre suas falhas: Pessimistas sempre tentam achar um culpado ou colocar a culpa no destino. Falhar é algo que está totalmente fora do controle deles, como se fosse apenas azar. Um otimista foca naquilo que ele poderia ter feito de diferente para melhorar o processo e consequentemente o resultado.
4. Mantenha a falha no radar: Enquanto pessimistas se perguntar "Porque isso sempre acontece comigo?", pense que você está aprendendo uma lição, algo valioso que vai te ajudar a melhorar da próxima vez.
5. Incentive o otimismo nos outros: Cerque-se de pessoas otimistas, e quando isso não for possível, crie essa cultura nelas. Crie um círculo virtuoso para fazer com que os pessimistas enxerguem a realidade sob a ótica do otimista e incentive-os a sempre aprender algo sobre o problema e como fazer para corrigir e obter o sucesso na próxima tentativa.
No comments:
Post a Comment