As pessoas acham que não ter planejamento e horário fixo é sinal de liberdade, por isso a maioria evita agendar horário e compromissos fixos. O mais engraçado disso tudo é que essas mesmas pessoas quando chegam no horário em um compromisso (um dentista ou uma manicure) e são obrigadas a esperar, ficam impaciente. É como se compromisso e horário fosse algo bom para receber mas não para dar.
Agora vamos supor que você esteja esperando uma entrega. Se você não combinar um horário, você vai ficar com uma sensação de liberdade, porém vai estar preso ao mesmo tempo. Você não vai poder sair porque não sabe que horas a entrega vai chegar. Se você realmente não tiver nada para fazer, tudo bem, mas se tiver que sair de casa, um pouco que seja, você vai ter um problema na mão.
Se a entrega vier a demorar, você também não vai poder cobrar, já que você não tem um nível de serviço acordado. Se acontecer do entregador não te achar, você não vai poder ser cobrado também, mas também não vai poder cobrar. É tentador ficar com a agenda livre, porém é ruim você não poder cobrar uma qualidade na entrega ou na prestação de um serviço.
Quando você insiste em ter um horário combinado, você também é obrigado a cumprir sua parte, porém o resto do seu dia fica livre para ser usado do jeito que você precisar e ainda te dá o direito a cobrar e mesmo que aconteça um atraso, ele tende a ser de poucas horas.
Esse comportamento não serve apenas para compromissos de horarios, serve também para compromissos financeiros. Às vezes evitamos assumir um compromisso financeiro, porém perdemos a chance de adquirir um bem de consumo, aumentar o nosso patrimônio ou até mesmo uma oportunidade de negocio. Afinal, boas dívidas nos fazem progredir na vida.
Como sempre, no curto prazo, o planejamento e a organizacao podem parecer coisas que dão trabalho, mas no medio-longo prazo vale a pena e fazem toda a diferenca. Basta lembrar disso na hora que você for guardar um documento. Jogar ele em qualquer canto é mais rápido, mas para achar ele depois a coisa complica!
No comments:
Post a Comment