Excelente texto budista que fala sobre a nossa relação com o sofrimento e os anseios consumistas da sociedade atual.
"A Raiz de todo o sofrimento é o desejo. Por isso, quem nada quer, nada sofre.
A insatisfação e o sofrimento são o resultado do desejo e da cobiça, que não podem ser plenamente realizados. A maioria das pessoas é incapaz de aceitar o mundo como é porque é levada a buscar sempre o agradável e fugir do negativo e doloroso. O anseio e o desejo sempre criam uma estrutura mental instável, no qual o presente, nunca é satisfatório. O desejo nunca se sacia, a sede nunca se apaga, a fome nunca se satisfaz. Quanto mais intenso for o desejo, mais intensa será a insatisfação ao saber que tal realização não irá durar".
É por isso que muita gente procura o prazer imediato, procrastinando o trabalho e atualizando as redes sociais. A pessoa troca a dor futura pelo prazer imediato. Ela prioriza tarefas onde ela sabe que não há como falhar (navegar na Internet) quando deveria estar fazendo coisas onde é possivel falhar (tarefas do trabalho, por exemplo).
Nesses casos, o melhor a se fazer é encarar o que precisa ser feito como plantar ou mesmo levantar um muro. Se o trabalho não começar, por mais doloroso que seja, ele nunca será concluído.
No comments:
Post a Comment