Monday, July 10, 2006

A Grande Mídia e a Copa de 2006


Já não é de hoje que a grande mídia abriu mão do jornalismo para fazer benefício do sensacionalismo. Onde deveríamos ter jornalismo, opinião e fatos, temos apenas poesias, floreios e rótulos. Sempre desconfiei de rótulos. Sempre. Coisas como “Quadrado Mágico”, “Os 3 Erres”, “Batman e Robin”, “Ali Babá” e etc, para mim, só servem pra vender jornal e anúncio de TV. Quando você cria um rótulo, tudo fica mais fácil, você consegue lapidar a noticia do jeito que você quer, jogando fora aquilo que não te interessa e entrega já mastigado para a grande massa engolir. É assim é que as grandes massas são manipuladas e é isso o que interessa para a grande mídia.

Em parte, muito daquilo que nos revolta com a Seleção Brasileira é fruto da conivência e da convivência muito próxima da Globo com a CBF. É impossível que um veículo de imprensa possa ser totalmente isento tendo um acordo comercial tão grande com uma única entidade. A questão da exclusividade de transmissão e acesso aos jogadores transformou a Seleção Brasileira em uma espécie de máquina de Caça-níquel, sendo assim, praticamente impossível termos uma crítica isenta a respeito dela. Qualquer matéria sobre a seleção na Rede Globo, mas parecia com um desses programas de venda de carro usado que infestam nossa TV no domingo pela manhã. Todos esses carros são de único dono, com procedência, garantia de câmbio e motor. Infelizmente, tal qual o sujeito que compra um desses carros às cegas, nós os brasileiros nos decepcionamos também. E pior, vamos pagar pelos próximos 4 anos algo que nos foi vendido como de altíssima qualidade.

No dia 05 de julho, a Folha On-line publicou uma nota sobre uma nova cirurgia à qual Ronaldo deverá se submeter em breve (Veja aqui), ficam aqui três hipóteses: 1)Esse problema só surgiu depois da desclassificação do Brasil; 2)Nosso departamento médico foi omisso ou falho nesse diagnóstico; 3)Haviam interesses demais envolvidos para que o garoto propaganda da Nike, Guaraná e Vivo ficasse de fora do maior evento esportivo do mundo.

Independente da opção escolhida pelo leitor, o fato é que essa notícia explica e muito o quanto a imprensa manipula as notícias que chegam até nós e explica também o real motivo pelo qual Ronaldo não se movimentava em campo. O que a TV Globo deveria ter feito, como formadora de opinião que é, seria ter nos mostrado opiniões sérias e fatos que reforçassem o sentimento de desconfiança que a população já tinha com relação à nossa seleção e que foi reforçada ainda mais com o jogo dos reservas contra a seleção do Japão. No entanto, priorizando as vendas de publicidade e seu acordo com a CBF, a Globo preferiu fechar os olhos da população para aquilo que o mundo todo já percebia: uma seleção totalmente despreparada, descomprometida e em total ritmo de “já-ganhou”. Sem sombra de dúvidas, nossos amistosos contra seleções fracas e nossos treinos durante a Copa não estavam à altura daquilo que a competição exigia.

Dói termos o melhor futebol e não sermos os campeões do mundo, mas vamos aproveitar a situação e para rever as áreas em que também somos os melhores do mundo e que, no entanto, não ganhamos até agora nada que se compare a um campeonato mundial, seja com a exportação do café, do algodão, cana-de-açúcar, desenvolvimento de software, couro, aço ou qualquer outra coisa na qual somos ou podemos ser os melhores do mundo.

Vamos tentar descobrir quem são as outras CBFs que impactam tanto no nosso crescimento, e principalmente, à exemplo da cobertura da Copa 2006, vamos começar a desconfiar mais de toda notícia que nos chega, principalmente aquelas que nos entregam mastigadas e formatadas pela Grande Mídia.

1 comment:

Anonymous said...

O melhor desenvolvimento de SW é da Ìndia! ahahaha. A MRO q o diga. ahahaa