Boo-Box

Tuesday, July 25, 2006

A ferramenta Palm


Hoje se fala muito em Palm, porém não se fala na necessidade cada vez mais crescente que as pessoas tem de se organizar, seja para aumentar sua própria produtividade, seja para dar vazão à sobrecarga à qual somos submetidos quase que diariamente nas empresas.

As pessoas às vezes me falam que vão comprar um Palm e quase sempre me perguntam se vale realmente a pena. Os que essas pessoas se esquecem é que o Palm é o meio, e não o fim quando se fala em organização.

Um estagiário aqui na empresa costumava colocar em sua lista de tarefas coisas como por exemplo “Dominar o Windows 2000”. Esse é um exemplo claro de quem confunde Tarefas com Projetos de longo prazo. Sem um detalhamento do projeto em várias sub-tarefas, ou se montando um plano de execução, não se chega a lugar algum.

Costumo comentar muito como foi minha tragetória até chegar à um Palm, saindo de uma agenda com 500 posições de memória, até chegar numa de 128k. Quando minha última agenda, uma BOSS-128k da Casio começou a ficar pequena para mim, soube que era a hora de partir para um Palm. Mesmo assim não foi como planejado.

Basicamente não me adaptei ao Palm de inicio, só depois de penar muito, usando várias ferramentas de aumento de produtividade e principalmente com dicas de usuários de Palm que comecei a entrar de cabeça no mundo dos handhelds.

Apesar de ter o Palm 100% integrado à minha vida, ele não é minha única ferramenta de organização. Tenho sempre três recursos à mão: Palm (centralizador de todas as informações), um caderno (numa reunião é bem mais rápido escrever nele do que num Palm) e um bloco de Post-it (para tarefas mais emergências das quais eu não posso esquecer de jeito nenhum).

O Palm e o computador se confundem no meu dia-a-dia, pelo fato de ter um computador sempre à mão e de ir pouco para o campo, quase não uso o Palm dentro da empresa. Ele só é solicitado mesmo quando estou fora dela, na aula ou em casa. Nele eu guardo minhas principais planilhas, últimos e-mails, documentos, agenda e até jogos para passar o tempo. Só o fato de poder ter tudo isso na palma da mão, sem ter que esperar o boot do Windows já vale cada centavo investido nele.

A tecnologia do Palm é recente, mas a necessidade do homem se organizar remonta dos tempos primórdios, por isso sempre digo que não importa a tecnologia ou a ferramenta. O que realmente importa é a metodologia.

Como diria Einstein: “A falta de tempo é a desculpa daqueles que não tem tempo por falta de métodos”.

No comments: