Boo-Box

Thursday, January 31, 2013

Geração Y Redefine o Sucesso

"Sucesso é você gostar do que você faz e gostar de como você faz"

Li um excelente texto no Blog da Gen Y Girl explicando como funciona a mente da geração Y quando o assunto é ter sucesso na vida, redefinindo o que sempre achamos ser o correto. O texto abaixo não diz o que é certo ou errado, mas sim como a nova geração encara a vida profissional e o que eles esperam do futuro.

O texto original (Generation Y Redefines Success) pode ser lido aqui

O texto abaixo é uma tradução livre feita por mim e com aprovação da Kayla Cruz

Em meu último ano do ensino médio, eu tive a idéia genial de escolher as matérias Física, Cálculo e Estatística. Todas ao mesmo tempo.

Eu me esforcei tanto naquele ano, tudo porque eu queria ter os créditos referentes a essas cadeira e consequentemente me formar em menos de 4 anos.

Eu fiz isso!
Eu comecei a procurar um emprego em tempo integral aos 19 anos e consegui meu bacharelado em 2 anos e meio. Eu percebi que se eu conseguisse minha graduação e tivesse alguma experiência, eu estaria à frente do jogo sob o ponto de vista de carreira e estaria dando passos em direção à minha carreira, subindo, entre aspas, a escada da minha carreira. Se eu fizesse isso, eu estaria a poucos passos perto de me tornar uma VP de alguma grande empresa, onde meu trabalho iria consumir toda a minha energia diariamente.

Eu achava que isso se parecia com sucesso na minha vida.

Eu estava aprendendo e crescendo para me tornar uma mulher bem sucedida. Eu tinha que trabalhar duro. Eu teria que trabalhar muito forte para que um dia eu pudesse vencer. E se eu conseguisse gerenciar e atingir esse objetivo, eu me tornaria um executivo senior muito respeitado de alguma companhia onde eu iria gastar 40 horas ou mais toda semana.

Isso é o que eu achei que queria.
Isso é o que eu sempre achei que seria capaz de fazer.

Não atingir esse objetivo, me disseram, seria um desperdício do meu potencial. Isso iria desperdiçar meu intelecto. Eu seria uma falha.

Então, por toda a minha vida, esse é o objetivo que eu buscava.
Por fazer, contudo, eu permiti que outros determinassem com o que o sucesso se pareceria na minha vida.

Alguns anos depois, fazendo parte da força de trabalho, eu olhei para os executivos seniores de grandes empresas e pensei comigo mesma... sério? É isso o que eu quero? É para isso que eu tenho trabalhado tão duro por todos esses anos?
Trabalhar 60 horas por semana? Não ter tempo de fazer as coisas que eu amo fazer? Ter um relacionamento melhor com estranhos que eu tenho reuniões uma vez por mês do que com as pessoas que eu convivi por toda a minha vida?

Alguma coisa estava errada.
Eu sei em meu coração que EU NÃO QUERIA isso.
Mas eu deveria fazer, certo?

Eu sou esperta, ambiciosa, eu tenho grandes sonhos, obviamente é isso com o que o sucesso se parece?

ERRADO.
Veja, sucesso não pode ser definido como uma seta. Sucesso, também, não pode ser definido por ninguém que não seja você mesmo. Sucesso é algo muito pessoal e varia muito.

Minha definição de sucesso pode ser bem diferente da sua definição de sucesso.
Da mesma forma, a minha definição de sucesso aos 22 pode ser bem diferente da minha definição de sucesso aos 40.

E tudo bem.
O ponto é que hoje, eu olho para os últimos anos da minha vida e embora eu não me arrependa da forma como a vida acabou acontecendo, eu espero que eu possa me permitir formar minha própria definição de sucesso.
Sem a influência da sociedade.

Sem a influência dos meus amigos.

Sem a influência dos meus pais.

Sucesso deveria ser algo entre eu e eu mesma.
Hoje, quando eu penso em sucesso, eu não penso a respeito de trabalhar para alguma corporação de muitos milhões de dólares, gerenciando todas as melhores contas, escalando rapidamente a escada corporativa.

Ao invés disso, eu penso a respeito de ser feliz. Eu penso sobre encontrar uma carreira que eu ame, uma que me desafie. Eu penso em uma carreira que me permita ajudar os outros, que me permita receber algo em troca. Eu penso em ter tempo para viajar, sair com meus amigos. Eu penso em ter certeza que eu tenho tempo suficiente para me dedicar a um relacionamento e construir uma família um dia. Sucesso para mim, significa estar inspirada e ter um trabalho interessante para fazer. Sucesso, contudo, é não estar entediado.
Isso não me faz menos ambiciosa.

Isso não me faz ser menos determinada.

Isso apenas significa que eu estou trabalhando em direção de algo diferente.

E eu nunca vou me desculpar por isso.

Eu acho que a Geração Y quer ser bem sucedida. Nós queremos ser bem sucedidos. Mas ao mesmo tempo, a imagem que temos em nossa mente sobre o sucesso é bem diferente das gerações anteriores à nossa. A idéia de trabalhar 80 horas por semana atrás de uma mesa, sem tempo para perseguir algo que seja do nosso interesse não é algo realmente atraente.
É por isso que estamos pedindo por flexibilidade. 
É por isso que não existe mais uma escada corporativa.
É por isso que nós estamos tão exigentes.  
Nós queremos mais vida do que apenas trabalho.
E é por isso que eu sinto muito em não sentir muito.


















Como as pessoas pensam que o sucesso se parece (esq.) e como ele realmente é (dir.)

No comments: