Boo-Box

Saturday, October 20, 2012

Trecho retirado do "The New Economics-- 1993, MIT"


As pessoas nascem com motivação, auto-confiança, dignidade, senso de cooperação, curiosidade, prazer em aprender e etc. Essas características são fortes no inicio da vida, mas gradualmente são esmagados pela realidade e o peso das cobranças.

As cobranças causam humilhação, medo, auto-defesa, competição por pontos, notas, boas avaliações no trabalho e etc. Tudo o que faz você perder o prazer em aprender e trabalhar para inovar. A motivação que existe dentro de nós gradualmente é substituída pelo comodismo e alguns perdem com isso sua auto-estima, dignidade e a motivação. É nessas horas que as pessoas passam a gostar do "status quo".

Ao invés de julgar as pessoas, dar notas, classificar as avaliações anuais por ranking, os líderes deveriam ajudar as pessoas a otimizar os sistemas de modo a que todos ganhem.

Nota pessoal: Texto escrito em 1993. Achei muito interessante, quando vejo que hoje grandes empresas como IBM, Microsoft e HP estão justamente discutindo e revisando seus sistemas de avaliação, justamente para evitar isso. 

No comments: