Boo-Box

Wednesday, October 04, 2006

Saiba Celebrar suas Conquistas.

Em um de seus livros, Jack Welch (ex-CEO da General Eletric) disse que os líderes devem fazer sempre 3 coisas na gestão de sua equipe: desafiar, remunerar e celebrar. Abaixo segue uma explicação básica do que ele disse:

Desafiar, um líder deve fazer com que as pessoas desenvolvam o melhor de si, que saibam usar a coletividade para atingir seus objetivos mais altos, somente com desafios fortes e metas agressivas é que as pessoas conseguem superar seus limites e se desenvolverem como profissionais.

Remunerar, as empresas possuem uma razão de ser, uma dessas razões é a de acumular dinheiro. Sem um resultado rentável, a empresa não tem razão de ser. Com funcionários também é assim. O líder tem que saber motivar a ponto de que os funcionários não vejam apenas o lado financeiro da empresa. Remunerar é extremamente importante para o funcionário, pois é assim que ele vê as realizações profissionais se refletirem na sua vida pessoal na forma de uma poupança, viagem ou aumento de patrimônio.

Celebrar é remunerar o coração e a alma do funcionário. Da mesma forma que um funcionário vai receber uma penalidade se não cumprir o que foi planejado, o mesmo deve acontecer na situação contrária. Além de servir como a entrega oficial do projeto, saber remunerar o coração da pessoa, faz com que ela se sinta parte de um time e fique motivada a continuar trabalhando em novos projetos. Sabendo celebrar, remunerar e desafiar, o dinheiro nunca será fator único e determinante para uma pessoa trocar de empresa.

Se duas empresas oferecem um mesmo salário e um mesmo pacote de benefícios, o que fará uma pessoa se sentir motivada a ir trabalhar em uma empresa ou outra? Essa decisão será feita baseada em itens intangíveis como os que foram tratados acima. É na hora da decisão que pequenos fatores, considerados pequenos para alguns é que fazem toda a diferença.

Essa diferença muitas vezes chega a ser mais duradoura que o próprio salário recebido no final do mês.

No comments: