Boo-Box

Wednesday, October 04, 2006

Método 20-70-10


Às vezes, não promover um bom funcionário, pode significar a promoção de um mau funcionário. Isso acontece porque o natural do ser humano é acreditar na méritocracia, onde um indivíduo é recompensado pelo seu bom desempenho de forma automática.

Em uma de suas palestras, Thomas Case(fundador do grupo Catho), comentou sobre o método 20-70-10. Em seu livro, Roberto Justus (apresentador e presidente do grupo Newcomm) disse adotar uma variação desse método, o 10-60-20-10. O mais importante é você usar um método no qual você se adaptar melhor.

No método 20-70-10, os colaboradores de uma empresa podem ser dividos em 3 grandes grupos respeitando os percentuais 20%, 70% e 10%. Esse grupos são:

20% Funcionários com performance acima da média: Esses são os funcionários que devem ser recompensados anualmente, seja com remuneração ou com novos desafios e até mesmo novas posições e cargos dentro da empresa. Esses funcionários são aquele de difícil reposição. Anualmente devem ser reconhecidos. Isso fará com que eles andem cada vez mais e sirvam de modelo de comportamento para outras pessoas. São eles que irão acelerar o rendimento do grupo seguinte.

70% Funcionários com performance dentro da média: São aqueles que fazem as engrenagens do dia-a-dia do departamento funcionarem. Eles não tem grandes aspirações ou ambições. Às vezes não vislumbram um grande horizonte dentro da empresa ou estão descontentes com a própria carreira. Eles podem ser substituídos com mais facilidade, como fazem parte de uma engrenagem, é fácil seu treinamento e adaptação. Eles podem ser trabalhados e motivados, mas a grande maioria precisa apenas de um empurrãozinho para melhorar. Alguns melhoram em função de querer ter o mesmo tratamento do grupo dos 20%, porém alguns melhoram só para fugir do tratamento que é dado ao grupo seguinte. Não importa em com qual grupo ele se nivela, o importante é saber fazer com que eles andem pra frente e saibam que todos têm chance de pertencer ao primeiro grupo.

10% Funcionário com performance abaixo da média: Mais conhecidos como “Freio de mão da equipe”. Além de não terem uma boa performance, ainda servem como desvio de atenção de outras pessoas da equipe. Costumam ser também aqueles que, apesar de não procurar outro emprego, reclamam constantemente do emprego que possuem. É difícil para eles assimilarem porque alguns da equipe são promovidos, enquanto eles não. Essa turma costuma evitar projetos com as mais variadas desculpas, eles só não percebem que ao longo do tempo ficam sem ter uma lista de realizações sólidas dentro da empresa, algo que justifique a permanência deles no cargo. A forma como você lida com esse grupo, influência diretamente no comportamento do grupo anterior (os 70%). Como eles são facilmente substituíveis, acabam servindo como porta de entrada de novos recursos na equipe, além de mostrar que comportamentos ruins são punidos. Segundo método, essas pessoas devem ser substituídas anualmente, servindo assim como porta de entrada de novos talentos e combustível para o grupo dos 70% e 20%.

De qualquer forma, o mais importante é saber que quando você não pune o mau funcionário, você está na realidade, punindo o bom funcionário. A mesma coisa acontece quando você deixa de reconhecer um bom trabalho, você acaba dando mais motivos para que o mau funcionário tenha do que reclamar e sem querer, você acaba criando mais um descontente. A escolha é sua. A responsabilidade também.

Segundo Thomas Cases, promovendo as pessoas do primeiro grupo, e desligando as pessoas do último, você faz com que o grupo dos 70% ande e seja visto como um líder justo pelos seus pares.

Obviamente você não vai rotular ninguém de acordo com qual grupo ela está, ou muito menos deixar que a equipe perceba essa separação, mas esse método irá deixar claro como você deve lidar diferentemente com cada membro da equipe de acordo com seu perfil.

O método não é fixo, você deve adapta-lo ao longo do tempo da forma como achar melhor. O ideal seríamos ter 100-0-0, como isso não é possível, vamos trabalhando ao menos para termos uma equipe 80-15-5.

No comments: