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Monday, July 23, 2012

3 dicas sobre gerenciamento de Carreira (a sua)

Alguns executivos da IBM possuem o hábito de compartilhar um pouco da experiência deles com o time. Alguns utilizam newsletter, blogs, e até videocast. Para aqueles que procuram mentorizar alguém e não encontra uma maneira de fazer isso, usar as redes sociais, internas ou externas, podem acabar sendo uma excelente forma de compartilhar sua experiência com mais pessoas.

Anotei algumas dicas sobre gerenciamento de carreira que vi em algumas dessas newsletters e por não conter material confidencial, compartilho aqui com vocês:

1-)Tenha um Mentor: Por mais batido que seja, é um dos itens mais importantes. Quando você quer aprender a jogar tênis ou aprender alguma arte marcial ou mesmo um hobby, o que você faz? Você procura um especialista? Sim. Você vai atrás de alguém que detém esse conhecimento, geralmente um professor ou mentor. Com carreira é assim. Se você nunca passou pelo cargo que procura, por que não pedir ajuda a quem já passou por isso? Mentores são importantes para aprender e para entender o que falta para você chegar lá. É importante também passar adiante o conhecimento, por isso, conforme você for evoluindo com o seu mentor, tenha mentorizados (mentees) também.

2-)Escreva seus objetivos: Traçar um plano de carreira é importante. Pode parecer pretensão dizer onde você quer chegar em, digamos, 5 ou 10 anos, mas é extremamente importante! É como um plano de viagem, pode até não acontecer 100% da forma como você planejou, mas vai te ajudar a chegar perto daquilo que você procura. Em alguns casos, vale a frase, "Pra quem não sabe onde quer chegar, todo vento atrapalha" e se você não sabe onde quer chegar, para onde ir então? Como descobrir se você já chegou lá? Além de clarear as idéias, é ótimo poder rever suas metas e ver se você está se aproximando do objetivo ou não.

Se seu plano de carreira é de 5 anos. Em 2 anos e meio você saberá medir se você está na metade do caminho ou não. E no caso de não estar, é um ótimo momento para trabalhar forte e correr atrás do prejuízo.

3-)Seja bem sucedido no seu cargo atual: Algumas pessoas acham que vão começar a se comportar e a trabalhar duro como diretor QUANDO ela se tornar um diretor. Não é bem assim. Você só vai conseguir ser um diretor, quando passar a se comportar, trabalhar e entregar resultados como um Diretor. Só assim a empresa terá certeza que você estará apto a se tornar um diretor, por isso importante você sempre encarar os desafios atuais com foco e dedicação. Se você não conseguir dar conta do trabalho atual, como ter certeza que você será bem sucedido no próximo estágio do trabalho? Ser bem sucedido na missão atual é a melhor forma de mostrar que você está apto a desafios maiores.

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