Thursday, February 12, 2015

5 maneiras simples de melhorar o ambiente de trabalho

1. COMUNICAR, COMUNICAR E COMUNICAR SEMPRE!
Comunicação é sempre bom. Nunca é demais. Tenha certeza que você é capaz de explicar com clareza o que você quer passar, mesmo que para isso você precise ter aulas de comunicação ou contar com a ajuda de alguém que conheça melhor essa área. Comunicar é importantíssimo. Mesmo na era das Redes Sociais, onde é muito fácil postar uma informação para uma quantidade grande de pessoas e mesmo sabendo que todos estão conectados, problemas de comunicação são sempre os maiores problemas de toda e qualquer empresa, por isso nunca substime o poder da comunicação, seja por email, telefone, apresentações e informativos (newsletter). Tente aprender sobre linguagem corporal e também sobre as diferentes culturas com quem você trabalha. Isso ajuda muito em qualquer ambiente de trabalho.

2. Gaste mais tempo (de qualidade) com a sua equipe.
Uma boa parte de gerenciar um time diz respeito a delegação. Isso requer saber relacionar os skills de um funcionário com o tipo de problema que precisa ser resolvido. Saber quem sabe fazer o que, ajuda muito na hora da tomada de decisão.

3. Divirta-se!
É difícil, eu sei, muita coisa para fazer, pouco tempo de descanso e milhares de coisas para fazer. De fato, é muito difícil, mas tente. Sempre vai acontecer algo de errado no seu dia de trabalho, se você não souber balancear isso e se divertir, isso tende a piorar, como é o local onde você passa a maior parte do tempo, tente aproveitar as brechas para fazer algo que te divirta. Isso ajuda a contagiar o time com otimismo.

4. Saiba reconhecer o trabalho bem feito.
Geralmente perde-se muito tempo focando em resolver problemas e corrigir comportamento errado, mas concentrar no aspecto negativo só atrapalha no médio/longo termo. Saiba reconhecer e saiba criar um ambiente de confiança e moral, mesmo que isso signifique apenas um "obrigado".

5. Chegue no trabalho 15 minutos mais cedo. 
Chegar no trabalho mais cedo, não apenas ajuda a organizar suas atividades para aquele dia como também ajuda a te dar tempo de respirar e ajudar seu time. Isso ajuda a montar o mindset pro restante do dia, da mesma forma que chegar em cima da hora só atrapalha. Você não acredita as maravilhas que chegar 15 minutos mais cedo no trabalho pode trazer.

Monday, January 12, 2015

5 maneiras de se tornar um otimista

1. Não leve suas falhas para o lado pessoal: Pessimistas acham que falhas são algo que afetam o
lado pessoal. Uma falha não é resultado de quem a pessoa é, e sim do que a pessoa fez ou deixou de fazer. Ninguém nasce um perdedor, são suas ações e o resultado delas que dizem se você terá ou não sucesso no que você faz. Encare uma falha como um quebra-cabeça a ser resolvido e pense "O que eu posso fazer diferente da proxima vez".

2. Falha é um evento temporário: Pessimistas acham que falhar é algo permanente. Eles acham que tentar algo depois que você falhou é como bater com a cabeça na parede. Otimistas acreditam que falhar é algo temporário. Eles acreditam que isso é um sinal para tentar algo diferente baseado no que aprenderam.

3. Assuma a responsabilidade sobre suas falhas: Pessimistas sempre tentam achar um culpado ou colocar a culpa no destino. Falhar é algo que está totalmente fora do controle deles, como se fosse apenas azar. Um otimista foca naquilo que ele poderia ter feito de diferente para melhorar o processo e consequentemente o resultado.

4. Mantenha a falha no radar: Enquanto pessimistas se perguntar "Porque isso sempre acontece comigo?", pense que você está aprendendo uma lição, algo valioso que vai te ajudar a melhorar da próxima vez.

5. Incentive o otimismo nos outros: Cerque-se de pessoas otimistas, e quando isso não for possível, crie essa cultura nelas. Crie um círculo virtuoso para fazer com que os pessimistas enxerguem a realidade sob a ótica do otimista e incentive-os a sempre aprender algo sobre o problema e como fazer para corrigir e obter o sucesso na próxima tentativa.

Saturday, January 03, 2015

Apple - Mac 30 - Thirty years of innovation

Video lançado pela Apple no seu canal no Youtube para celebrar os 30 anos do lançamento do Mac e toda a inovação que ele trouxe ao mundo:

Wednesday, May 21, 2014

Dicas para uma segunda-feira produtiva

Eu costumo dizer que as pessoas sofrem de síndrome do pânico todo domingo a noite. Quando o programa Pânico na Band acaba, a pessoa cai na realidade de que o fim de semana acabou e mais uma semana se inicia.

Não é difícil encontrar pessoas que sofrem com as segundas, o problema é que a segunda feira é justamente o dia que vai definir o ritmo e a qualidade do restante da sua semana.

O que podemos fazer para termos menos medo da segunda e assim termos uma semana mais produtiva? Pensando nisso, eu listei aqui as que eu costumo fazer toda segunda-feira pela manhã: 

Chegar cedo: Quando mais cedo você chegar melhor. Não deixe que o botão snooze dite o ritmo da sua semana. Chegue cedo, organize sua mesa e o seu computador. Aproveite o silêncio do escritório para revisar sua agenda e sua prioridades e depois comece a trabalhar. O fato de você chegar cedo vai te dar um espaço a mais para possíveis imprevistos.

Organize suas coisas: É muito importante ter sua mesa, seu e-mail, seus arquivos, sua lista de tarefas e agenda organizada. Isso reduz o tempo que você leva para achar uma informação e abre espaço para você se livrar do que não tem mais valor e focar apenas no que vai te trazer resultado.

Cumprimente seu time: É esperado que nem todos cheguem de bom humor. Não se deixe contaminar. Aproveite para contaminar seu time com bom-humor e ânimo para mais uma semana. Isso ajuda a levantar o moral e dá a chance de levantar possíveis pontos de atenção do time para a semana. 

Atualize sua lista de objetivos para a semana: Como você pode avaliar se a semana que passou foi boa ou ruim? Aproveite a segunda-feira para definir o critério de sucesso para essa nova semana. Assim você vai poder avaliar semana-a-semana o progresso das suas tarefas e projetos.

Resolva os assuntos urgentes primeiro: Como dizem "First things first". Comece pelo começo e pelos maiores problemas. Se conseguir resolvê-los, sua semana está ganha. O que não der para fazer com certeza não vai ter um impacto negativo na sua agenda.

Aproveite o tempo extra na segunda para dizer "não": Como parte do seu planejamento da semana aproveite para declinar ou delegar reuniões que não necessitem exclusivamente da sua atenção.

Lembre-se, existe a terça-feira: Nunca vai ser possível resolver tudo na segunda-feira. Por isso, ao planejar a semana, tente quebrar aquilo que precisa ser resolvido na segunda. O que pode ser resolvido na terça e foque nas tarefas do dia. O ideal é conseguir quebrar tudo por dia ao longo da semana, mas ao começar por listar as tarefas da semana e priorizá-las já é um grande passo.

As manhãs de segunda são sempre as mais difíceis, mas com planejamento e foco, você consegue antecipar os problemas e manter o foco naquilo que realmente tem valor na sua vida.





Monday, May 05, 2014

Bons conselhos de bons CEOs

1. Não culpe os outros pelos seus próprios problemas

2. Se você colocar sua mente e seu coração em algo, você consegue realizar qualquer coisa.

3. Um líder efetivo, aceita com gratidão e humildade o feedback do time.

4. Não se arrependa daquilo que você fez. Depois de feito é muito fácil criticar, mas antes, com poucas informações e sem saber o resultado, você fez o que achou melhor.

5. A vida é cíclica. Não se concentre nas ondas, tanto pra baixo quanto pra cima. Se concentre nos seus objetivos de longo-prazo.

6. Seja honesto. Seja humilde. Não seja bobo.

7. Sempre contrate pessoas melhores que você.

8. Não acredite no "Siga seus instintos". Antes disso, faça sua lição de casa bem feita, analise tudo com cuidado, tenha boas pessoas ao seu redor para se aconselhar. Aí sim confie no seu julgamento e siga seu instinto. E tenha coragem das suas convicções, mesmo que elas não sejam populares.

9. Você não pode empurrar uma corda. Certas coisas só funcionam (e bem) quando você as puxa.

10. Alimente as águias e deixe os perus famintos. Como os perus fazem muito barulho, é fácil você acabar alimentando eles primeiro. Por isso ignore-os e foque no que é mais importante. O resto se ajusta.

11. Quanto mais você se prepara, mais sorte você tem. Quanto mais duro você trabalha, mais sorte você tem.

12. Os três terços de felicidade: Você está feliz com o seu emprego? Você está feliz com o local onde você mora? Você está feliz com a pessoa que você está? Se você está feliz com dois desses itens, você sabe agora onde focar. Senão, você precisa mudar alguma coisa e rápido!

E a minha favorita, que não é de um CEO mas que gosto bastante: Se as coisas estão sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante (Mario Andretti).