Boo-Box

Friday, November 02, 2012

Como evitar falhas

Algumas pessoas se perguntam sobre ter ou não sucesso na vida, porém o que pode ser sucesso para alguns, pode não ser o mesmo para outras pessoas. Isso varia muito do momento de vida de cada pessoa. Para um adolescente, ser aprovado no vestibular é ter sucesso. Eu sempre recomento que você tenha uma lista de objetivos e vá atingindo eles um-a-um, sempre mudando para um objetivo maior quando atingir o anterior. Isso vai manter você sempre motivado.

Apesar do conceito de sucesso variar de pessoa para pessoa, alguns conceitos são básicos para todos. Vou listar 4 deles que acho que são importantes. São quatros passos que eu considero básicos, mas que são a base para qualquer pessoa conseguir focar no seu objetivo. Não é uma garantia de 100% de sucesso mas, vai ajudar bastante ou pelos menos vai evitar que você tropece em detalhes pequenos.

1.Defina um objetivo que seja atingível e ao mesmo tempo inspirador: Se você não acredita que o objetivo é alcansável, você não vai tomar as ações necessárias para atingí-lo. É o famoso quebrar um objetivo grande em objetivos ou tarefas menores e atacar uma-a-uma. Uma meta como perder 10 kilos, talvez seja dificil, mas se você começar focando em 2 kilos e seguir assim, no final você terá atingido um objetivo maior sem perder a motivação. Tenha sempre um objetivo de curto prazo, porém sem perder a visão do horizonte como um todo.

2.Decida quando você precisa atingir o objetivo: Nunca inicie um objetivo dizendo "Eu vou tentar". Como diria o Metre Yoda "Faça ou não faça. Não existe Tentar". Pensando que irá apenas tentar, você já assume a possibilidade da falha. Você precisa aprender a trocar o "tentar" pelo "preciso". Isso mostra um comprometimento real. Apenas com comprometimento total você consegue atingir os seus objetivos. As vezes dizem que o que vale é a intenção, mas muitas vezes, a intenção é apenas uma ilusão. Ação é tudo.

3. Trate um revés como um sinail: Um revés é algo que te bloqueia de atingir um objetivo. Muitas pessoas tratam um revés como mini-falhas e geralmente usam isso como desculpa para desistir e consequentemente falhar. A forma certa de tratar os revezes (palavra estranha) é tratar como um sinal de que você precisa mudar a abordagem para atingir seu objetivo. Se uma ação consistentemente resulta em falha, você precisa tomar uma ação diferente e continuar mudando a abordagem até conseguir o que quer.

4. Melhor pecar pela ação do que pela omissão: Ainda existem changes de você falhar, mesmo seguindo os 3 passos acima, mas a maior possibilidade é de que suas chances aumentem simplesmente por você aprender a quebrar um objetivo grande em objetivos menores, com data para cada um deles e sabendo que a cada falha, você precisa mudar alguma coisa no processo e tentar novamente. Contudo, a verdade é que você não tem muito controle sobre tudo o que envolve o sucesso, a única coisa da qual você tem controle total é o seu próprio comportamento. Redefinindo falha como um motivo para tomar outra ação, é algo que está no seu alcance. Assim a única falha que você poderá ter é a inatividade.

Seguindo os 4 passos acima você vai aprender a tomar ação sempre, em todos os momentos da sua vida, vai aprender a não ficar paralizado pelo medo e batalhando sempre, o sucesso vai ficar cada vez mais próximo de você.

Eu costumo dizer que na vida tudo é 50% de chance de dar certo e 50% de chance de dar errado. Nesses 50% de chances de dar errado, se você trabalhar duro e focar no seu objetivo, você ainda tem metade de chances de sucesso, por isso eu digo que, enquanto você tomar ação, você sempre terá 75% de chances de sucesso.

No comments: