O Design Thinking é um Framework que combina empatia em um contexto de um problema. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e os processos que designers usam para criar soluções, as organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação e inovação.
A origem do termo vem de um livro de 1968 chamado "The Science of the Artificial" de Herbert A Simon sobre engenharia. Dentro da IBM, a importância do Design remonta à década de 60, onde Thomas Watson Jr já dizia que "Good Design is Good Business".
Em Janeiro de 2016 a IBM lançou a versão 2.0 do seu framework de Design Thinking, focando em entregas que tenham a experiência do ser humano como ponto focal da inovação.
Em seu novo framework, a IBM foca em 3 princípios:
1-)Foco no resultado do usuário: Colocar as necessidades do usuário sempre em primeiro lugar.
2-)Times Multidisciplinares: Colaborar através de diversas disciplinas para progredirmos de maneira rápida e trabalharmos de forma mais inteligente.
3-)Reinvenção sem fim: Tudo é um protótipo. Ouça, Aprenda e Corrija durante o progresso.
2-)Times Multidisciplinares: Colaborar através de diversas disciplinas para progredirmos de maneira rápida e trabalharmos de forma mais inteligente.
3-)Reinvenção sem fim: Tudo é um protótipo. Ouça, Aprenda e Corrija durante o progresso.
Esses princípios são aplicados sob a forma de um Loop, que é entender a necessidade do usuário e continuar entregando continuamente e aperfeiçoando sua experiência.
Dentro desse Loop, temos em mente sempre os 3 princípios que são pontos-chaves:
1-)Hills: Alinhando seu time ao redor de objetivos específicos que valem a pena sob o ponto de vista de negócio
2-)Playbacks: Refletir junto ao time em local seguro para fazer e receber críticas
3-)Sponsor Users: Dar ao usuário final um lugar à mesa, onde ele possa ser convidado a observar, refletir e trabalhar junto com o time.
2-)Playbacks: Refletir junto ao time em local seguro para fazer e receber críticas
3-)Sponsor Users: Dar ao usuário final um lugar à mesa, onde ele possa ser convidado a observar, refletir e trabalhar junto com o time.
Existem diversas formas de se priorizar um trabalho e definir seus objetivos. Se você escolher priorizar as necessidades das pessoas que irão usar sua solução, você já está meio-caminho andado na implementação de Design Thinking na sua organização.
Todo mundo quer que seus produtos e ofertas possuam um Design melhor, mas melhor pode significar diversas coisas para diversos tipos de pessoas. Antes de se comprometer a usar uma metodologia de Design, pense a respeito dos valores das empresas e dos usuários envolvidos.
Em prática, nem todo time coloca o usuário em primeiro lugar, muitas vezes a decisão é feita pura e simplesmente baseada em tecnologia ou em uma limitação do negócio. Contudo, quando se uma uma metodologia como a do Design Thinking, seu usuário para a ser o seu ponto de referência. A experiência do usuário deve ser precedente para qualquer ação ou decisão feita pelo time. Você poderá medir o sucesso do seu produto baseado no valor entregue para o usuário final.
Às vezes uma entrega é baseada no compromisso de um release ou de uma data, que nem sempre está sob nosso controle, porém, com o Design Thinking você pode usar o seu poder de julgamento para entender quando sua entrega está pronta ou não. Saiba reconhecer (sob a perspectiva do usuário) que nenhuma solução é perfeita, mas que o foco é sempre na ação, e que, mesmo onde nada seja perfeito, tudo está em constante evolução e até que se complete um trabalho, tudo pode ser considerado um protótipo.
Sempre vai existir uma idéia melhor, desde que você tenha mais tempo, então considerem o conceito de Loop e faça esse loop quantas vezes você achar necessário ao redor do problema até que ele esteja pronto para sua tomada de decisão. Quando esse tempo chegar, foque na idéia e na sua entrega e faça-o da melhor maneira possível.
Mesmo que novas idéias surjam, lembre-se que você pode corrigir ao longo da jornada e que tudo pode ser melhorado ao longo do ciclo de vida do produto.
Na IBM, design é a intenção por trás de um resultado. Usamos o Design Thinking para formar e entender os problemas sob a ótica da empatia do usuário. Esse é a nossa abordagem para aplicar o IBM Design Thinking na velocidade e escala necessária que o mundo demanda. É o nosso framework para juntar os times e chamá-los para a ação.
Esse framework ajuda os times a avançarem e a entregarem o estado-da-arte e continuar a melhorar a entrega, peça por peça, pouco a pouco porém com alto valor agregado.