Boo-Box

Tuesday, June 23, 2015

Como entender profissionais do tipo A

1. Nós não somos impacientes, apenas eficientes.

Filas longas? Trânsito? Indivíduos do Tipo A detestam tudo isso. Essa é a razão por que nós sentimos como se os outros estivessem atrapalhando um determinado objetivo, de acordo com John Schaubroeck, professor de psicologia e gestão na Universidade Estadual de Michigan - mesmo que esse objetivo seja apenas depositar um cheque no banco.

2. Chegar tarde em qualquer lugar é angustiante.
Se você nos disser para estarmos em algum lugar às 18h30, o mais provável é que nos vejam estacionando às 18h25. Os que têm a personalidade Tipo A tendem a ter hipersensibilidade ao tempo, pois não queremos desperdiçá-lo.

3. Adoramos listas.
De que outra forma controlaríamos o que precisamos fazer?!

4. Cada tarefa que nos dão é urgente.
Por causa disso nós valorizamos os integrantes da equipe que trabalham com a mesma velocidade que nós. Mais uma vez, a perda de tempo é o nossa pior inimiga.

Os trabalhadores Tipo A valorizam as pessoas que podem se comunicar de uma forma clara, concisa e sucinta" escreveu o psicólogo e gerente de projetos executivo, Bernado Tirado, em um post no blog da Psychology Today.

5. Nós somos extremamente focados em atingir metas.
Uma vez que estamos comprometidos com algo, nós nos entregamos completamente, quer se trate de um projeto de trabalho ou nossos planos para a noite de sexta-feira.

"Os [Tipos A] estão certamente mais preocupados em obter resultados" disse Schaubroeck anteriormente ao HuffPost Healthy Living. "E já que eles ficam tão ocupados com a realização de seus objetivos, faz sentido que eles sejam mais propensos a fazê-los."

6. É difícil relaxar.
É aqui que a sensibilidade ao tempo entra em jogo novamente. Odiamos a ideia de deixar o tempo passar se há algo que precisa ser feito, portanto, relaxar no meio da nossa jornada de trabalho é um desafio (mas é necessário, de acordo com pesquisas). O tempo de inatividade tende a parecer tempo improdutivo para pessoas de personalidade tipo A - ao menos, claro, se isto estiver em nossa lista de coisas a fazer.

7. Nós ficamos estressados facilmente.
De acordo com Friedman, certas personalidades - como as do Tipo A - são mais sensíveis ao estresse (que, como sabemos, é horrível para a nossa saúde).

Nós também tendemos a definir nosso padrão de forma que esperamos o pior resultado possível quando tentamos resolver uma situação. Desculpe-nos pelo leve indicio de negatividade.

8. Temos manias nervosas.
Para mim é ficar enrolando o cabelo. Para outros é roer as unhas ou ranger os dentes. Este comportamento é comum para as personalidades do tipo A, de acordo com o cardiologista e pesquisador Meyer Friedman.

9. Somos emocionais.
A razão para nos comportarmos dessa forma é porque nós nos importamos (alguns podem até argumentar que nós nos importamos só um pouco demais).

Os pesquisadores sugerem que as pessoas de personalidade Tipo A são altamente meticulosas - assim, embora possa parecer que estamos tensos quando estamos organizando uma festa de aniversário de um amigo nosso, mas isso só é assim porque queremos que ela seja um espetáculo. Eles merecem.

10. Estamos constantemente pensando sobre um assunto.
Sabe quando você fica repetindo um erro na sua cabeça uma e outra vez? É bem comum em indivíduos do tipo A. Somos conhecidos pelas nossas preocupações, ao ponto, às vezes, de nos mantermos acordados à noite.

11. Temos um lado competitivo.
Esta é talvez uma das nossas falhas mais evidentes. O Tipo A pressiona muito a si mesmo para ser a sua melhor versão possível, o que às vezes significa ser "a melhor pessoa do lugar".

Não importa tratar-se de um trabalho ou um jogo de tabuleiro, isso é bem comum em uma pessoa de personalidade Tipo A.

Cada um de nós tem seus pontos fortes e fracos e as pessoas do tipo A não são uma exceção. No entanto nós temos boas intenções, eu juro.

No comments: