Boo-Box

Saturday, April 04, 2015

Ooops Apple did it again


O último lançamento da Apple foi cercado de polêmica como quase sempre acontece. Dessa vez não foi uma nova categoria de produto, mas sim um passo que significou uma mudança muito grande em um dos seus notebooks mais populares, o Macbook Air.

A nova geração do Air, chamada apenas de Macbook, sinalizando uma nova cateria e não uma evolução da linha Air, abre espaço para questionamento em torno de sua única porta USB-C a ser usada para tudo: conexão, carga, audio e vídeo.

Parece pouco, mas levando em consideração que os acessórios Apple focam no uso do Bluetooth, é bem capaz que você só precise mesmo de uma única porta porta para carregar. O mais incrível da adoção do padrão USB-C é ter um único conector que, além de transmitir dados, consegue transmitir carga suficiente para carregar a bateria (100w) e ainda por cima enviar sinal para um monitor 4 K.

Quando o padrão USB foi adotado pela Apple no inicio dos anos 2000 a Intel (uma das principais empresas que participou do consórcio do seu desenvolvimento) ficou bastante feliz em ver uma grande empresa como a Apple adotando o padrão em seus computadores. Nessa época houve uma discussão muito grande se apenas portas USB seriam realmente suficientes. Hoje sabemos que sim, mas na época, a dúvida e o questionamento foi o mesmo.

A Apple já se envolveu em polêmicas parecidas anteriormente quando decidiu abolir de seus computadores recursos populares em suas época como Porta Serial e Paralela, Drive de Disquete, Drive de CD/DVD, Porta Ethernet e por ai afora. O ponto é que para evoluirmos no aumento da autonomia da bateria e redução de pesos, algumas decisões díficeis precisam ser tomadas e geralmente isso significa saber abrir mão de recursos aos quais estamos habituados.

Nunca teremos um momento único onde vamos parar de usar uma determinada tecnologia em função de poder adotar uma nova, isso nunca vai acontecer. Como diria o próprio Steve Jobs, temos que correr para onde a bola estará e não aonde ela está.

Qual foi a última vez que você precisou usar um CD no seu notebook? Hoje parece fácil e simples dizer que uma porta serial ou mesmo uma porta ethernet é desnecessária, mas chegar nesse momento exigiu um rompimento com o padrão atual de tecnologia.

Para quem acha que uma única porta USB-C não é suficiente, uma dica: Não compre o Macbook.

Sim, parece simples, mas vejo muita gente reclamando de algo que ela não é obrigada a comprar. Se você precisa de autonomia de bateria e leveza, com certeza você vai ter que abrir mão de algumas coisas.

Se esse padrão vai fazer sucesso ou não, só o tempo dirá, mas vejo com bons olhos um notebook cujo o foco é que ele seja como um celular, com uma recarga de bateria única para um dia todo e a possibilidade de andar e trabalhar com ele sem ter que levar o carregador a tira-colo.

A Apple deve manter sua linha "Pro" para quem precisa de mais poder de processamento e portas de conexão juntamente com a linha "Air" e o Macbook. Talvez no futuro próximo, tenhamos apenas a versão Macbook e a Macbook Pro. Como a linha Air vai ser mantida, vai depender da adoção e das vendas no novo Macbook.


No comments: