Boo-Box

Sunday, July 07, 2013

If things seem under control, you're not going fast enough...

Se as coisas estão sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante. Essa frase representa bem o que eu acho sobre conforto e crescimento. Na minha opinião os dois não combinam. Cabe a você decidir em qual momento da vida você está e qual deles você precisa priorizar.

Essa frase atribuida a Mario Andretti, faz muito sentido para um piloto de corrida. Se o piloto quiser ter conforto durante uma volta, ele com certeza não terá muita velocidade e o seu tempo naquela volta será muito ruim, mas se você conversar com o piloto que fez a melhor volta, vai perceber o quanto ele sofreu ou quanto ele teve que estudar aquele circuito para poder fazer uma volta rápida.

Existem alguns casos onde uma pessoa consegue ter crescimento aliado a conforto, porém são casos isolados, e geralmente são alcançados depois de muitos anos de desequilibrio entre conforto e crescimento. Por isso prefiro pensar que o melhor é você tentar tirar o melhor em cada uma dessas situações de acordo com o seu momento da vida. Acho que focar só em crescimento ou só em conforto em detrimento do resto poder ser prejudicial.

Quando estamos em inicio de carreira, precisamos trabalhar forte e estudar muito, dificilmente você terá tempo disponível para ter hobbies, basta pensar que muitos trabalham das 8h as 18h e estudam das 19h as 22h. Colocando um pouco de trânsito e a qualidade do transporte público nessa equação e você vai perceber o quanto é dificil manter o Equilibrio e Conforto x Crescimento e Resultado. Porém essas fases são necessárias e ao longo da vida precisam ser equilibradas.

Fazendo uma comparação, é como ter o período do plantio para depois ter o período da colheita. E sempre se repetindo, como fases da sua vida. Por isso, quando sentímos que estamos sobrecarregados, porém entregando, é porque estamos expandindo os nossos limites.

No livro Equilibrio e Resultado, o autor Christian Barbosa descreve uma teoria que analisa bem as fases da vida de uma pessoa e as classifica em quadrantes como na imagem abaixo:


1-Conformado: Alto Equílibrio e Baixo Resultado - Essa fase é conhecida como "conformada" uma vez que é bastante recompensadora no curto prazo. Uma pessoa nesse quadrante está muito focada em atividades extra-trabalho, seja por motivos médicos, familiares ou por interesses que não pode realizar dentro da empresa. Nessa categoria entram gestantes, pessoas prestes a se aposentarem, pessoas com familiares que requerem cuidados ou alguma outra demanda como mudar de carreira por exemplo. Não cabe aqui julgar o motivo por trás desse quadrante, apenas dizer que a pessoa vai ter mais resultado na sua vida pessoal do que na profissional, o que para muitos, talvez seja o ideal.

2-Realizador: Alto Resultado e Alto Equilibrio - Esse é o objetivo (ou deveria) ser de todos, esse quadrante mostra as pessoas que conseguem entregar resultado e evoluir na sua carreira sem impactar negativamente a sua vida pessoal. São pessoas que conseguem entregar o trabalho e sair no horário, ou mesmo quando precisam trabalhar horas a mais, conseguem equilibrar na sequência. Muita gente acha que ter equilibrio Trabalho x Vida pessoal, é sair no horário todo dia, não é. Ter equilibrio é saber trabalhar forte no momento certo e saber aproveitar a vida com a mesma medida. Work Hard Play Hard.

3-Perdido: Baixo Equilibrio e Baixo Resultado - Apesar dos outros quadrantes serem questionáveis no quesito "ser positivo/negativo", esse quadrante mostra que a pessoa não consegue nem entregar resultados no trabalho nem ter uma qualidade de vida. Geralmente é uma pessoa com perfil procrastinador que adia as tomadas de decisão e realiza muito pouco, dentro e fora da empresa. É a pessoa que quando vai perceber, já passaram-se anos sem que nada tenha acontecido, dentro e fora da empresa.

4-Estressado: Baixo Equilibrio e Alto Resultado - Esse é o tipo mais comum nas empresas. Geralmente é aquela pessoa que consegue entregar ótimos resultados, porém deixa um rastro de sangue por onde passa. Esse perfil não é interessante nem pra empresa nem para a própria pessoa. Nenhuma empresa depende exclusivamente de uma única pessoa. Por isso, entregar resultados nem sempre é garantia de progresso na carreira. Muita gente terceiriza a gestão da própria carreira ou delega a mesma a seu gestor, achando que basta entregar resultado que tudo irá acontecer. Isso só não basta, ainda mais quando as empresas preferem cada vez mais pessoas que saibam trabalhar em equipe. A player who makes a team great is better than a great player. Cada vez mais as empresas procuram pessoas que tenham hobbies, pois sabem que as pessoas com equilibrio de vida acabam sendo também pessoas com idéias e soluções mais criativas. Isso é sem dúvida muito melhor do que aquela pessoa que entrega resultados e deixa um rastro de sangue.

Equilibrio é você ter uma rotina boa dentro e fora da empresa. Não é apenas ir para casa no horário, mas saber usar a flexibilidade, nos momentos certos. Trabalhar faz parte da vida e vida tem uma parte dela chamada trabalho. Saiba balancear as entregas de curto prazo e de longo prazo. Tenha sempre uma meta de longo prazo, mas quebre essa meta em etapas menores de curto prazo, assim você consegue manter o foco na execução e entrega, sem perder de vista os objetivos de longo prazo. 

É por esses motivos que o parabrisa é maior que o retrovisor, existe sempre uma longa estrada a frente e lembre-se que a carreira profissional é uma maratona e não uma prova de 100 metros rasos. Por isso, saiba dosar seus passos e o seu ritmo. O importante é cumprir o seu objetivo, mesmo que ele não seja simples ou rápido de alcançar.

Mantenha o foco sempre e lembre-se que, se tudo estiver sob controle, é porque você não está indo rápido o bastante.

No comments: